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3 de Maio de 2024

Assistente virtual da Justiça ajuda na produtividade de servidores do Judiciário

A assistente virtual da Justiça ajuda servidores do Judiciário a fazer em oito dias o que seria feito em dois anos. A Leia utiliza a Computação Cognitiva para auxiliar os operadores de Direito.

Publicado por Saj Digital
há 7 anos

A Leia, robô inteligente da Justiça, foi a grande atração do Innovation Day Tribunais. A assistente virtual da Justiça ajuda servidores do Judiciário a fazer em oito dias o que seria feito em dois anos.

O evento de inovação reuniu mais de 15 Tribunais de Justiça, Federal, Eleitoral e do Trabalho, além de grandes empresas de tecnologia de todo o país no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), na última sexta-feira de agosto (25).

Desenvolvida pela Softplan, a assistente virtual Leia demonstra que a Computação Cognitiva é a base para desenvolver robôs inteligentes com expertise na área jurídica. Ela tem capacidade de aprender sobre o dia a dia dos operadores do Direito e resolver problemas de operações repetitivas.

O uso da computação cognitiva na Justiça “promove agilidade aos processos, reduz a demanda de pessoas em atividades maçantes e oferece um completo repositório de informações analíticas para acompanhamento das atividades, além de apoiar o trabalho intelectual dos magistrados”, explica o cientista de dados Tiago Melo.

Já para Ilson Stabile, “o grande desafio da Justiça brasileira, atualmente, é a gestão e solução para os mais de 102 milhões de processos que estão pendentes e tramitando em 90 tribunais do país. Servidores, magistrados, advogados e todos envolvidos se esforçam para resolver todos os casos, mas as demandas da sociedade são cada vez mais crescentes”, argumenta Ilson Stabile, diretor-executivo da Softplan.

Conforme Stabile, é essencial incorporar inovações baseadas em Ciência de Dados, especialmente em Computação Cognitiva, para promover o salto de agilidade que a sociedade requer da Justiça.

A assistente virtual da Justiça

A Leia (Legal Intelligent Advisor) é uma nova geração de robôs, com conhecimentos específicos que conversa com os operadores do Direito, responde dúvidas e ajuda a resolver problemas, podendo ser acessada por meio de várias plataformas e por comando de voz.

De acordo com dados do Banco Central, em 2016, os servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina fizeram cerca de 150 mil solicitações ao Bacen/JUD – sistema que fornece informações bancárias dos cidadãos e que permite o bloqueio de valores caso alguém esteja devendo algo na Justiça. Se cada solicitação fosse feita em 5 minutos, conforme estima o Laboratório de Ciência de Dados da Softplan, mais de 12 mil horas (517 dias) teriam sido consumidas na atividade.

Com a ajuda da Leia, essas solicitações podem ser feitas em 207 horas, um tempo 60 vezes menor. Ou seja, em apenas 8 dias. Já no Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior da América Latina, o trabalho é muito maior. Para se ter uma ideia, apenas no Fórum do Butantã são quatro servidores do TJSP dedicados o ano todo somente para fazer solicitações no Bacen/JUD, RenaJud e InfoJud.

Resultados da assistente virtual da Justiça

Os servidores paulistas fizeram mais de 971 mil solicitações em 2016. As estimativas apontam que isso foi feito em mais de 80 mil horas, o equivalente a 3374 dias. O robô reduz o tempo para 1.350 horas e otimiza as atividades dos servidores para 56 dias.

Com a Leia, o trabalho dos servidores pode ser aproveitado em atividades mais intelectualizadas. O robô consegue fazer a pesquisa e bloquear os valores dentro do mesmo sistema que o Tribunal usa para gerenciar os processos (SAJ). Hoje, os servidores precisam acessar cada sistema separadamente para fazer as solicitações. O Bacen/JUD é só um deles.

“A Leia foi desenvolvida baseada em algoritmos e técnicas muito avançadas de tecnologia. Ela foi criada em meio a crescente necessidade de tornar real a aplicação da Computação Cognitiva e direcioná-la para solução de problemas reais do dia a dia dos operadores do mundo jurídico”, explica Richerland Medeiros, cientista chefe de dados da Softplan.

“A Leia é a primeira assistente virtual da justiça especializada e preparada para solução dos mais diversos problemas, que pode se tornar tão relevante para a Justiça quanto o Uber para o transporte e o Netflix para o entretenimento”, finaliza Medeiros.

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