Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Assistido com cegueira monocular consegue isenção do Imposto de Renda

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    O assistido M.S., de 89 anos e portador de cegueira monocular, obteve na Justiça declaração de inexigibilidade do Imposto de Renda sobre os proventos de sua aposentadoria. A ação foi proposta porque a Receita Federal considerava que a perda do globo ocular não representava cegueira do autor, mas sim visão monocular, o que não acarretaria nas hipóteses de rendimentos isentos ou não tributáveis. Com isso, indeferiu administrativamente o pleito.

    Na ação, o defensor público federal Pedro Paulo Gandra Torres demonstrou que a negativa da Receita Federal ia de encontro à legislação e à jurisprudência, que asseguram que a perda total da visão em um olho enquadra-se no rol de deficiência visual.

    Na decisão, o juiz federal Francisco Renato Codevila Pinheiro Filho declarou a inexigibilidade do Imposto de Renda sobre os proventos recebidos pelo autor e condenou a ré à restituição dos valores debitados desde a data do requerimento administrativo agosto de 2012 atualizados pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assistido-com-cegueira-monocular-consegue-isencao-do-imposto-de-renda/113780326

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)