Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Assistido obtém na Justiça revisão de benefício de aposentadoria por idade

    há 9 anos

    Natal, 27/11/2014 – L.B.N. obteve decisão favorável à revisão do valor de sua aposentadoria por idade, implicando em acréscimo considerável no salário de benefício, após atuação da Defensoria Pública da União (DPU) no Rio Grande do Norte.

    A Turma Recursal da Seção Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte acatou os argumentos da DPU e reconheceu que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizou sistemática de cálculo ilegal, uma vez que contabilizou 50 salários de contribuição recolhidos pelo assistido e dividiu o valor da soma desses salários por 94.

    O feito resultou de interpretação errada do disposto na Lei 9.876/1999 – sobre contribuição previdenciária do contribuinte individual e cálculo do benefício – e ocasionou diminuição do salário de benefício.

    Diante disso, a Justiça ordenou que o INSS procedesse à revisão do cálculo da renda mensal inicial da aposentadoria por idade percebida pelo assistido, em razão de ter verificado que houve equívoco na aplicação do mínimo divisor utilizado no primeiro cálculo.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4488
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assistido-obtem-na-justica-revisao-de-beneficio-de-aposentadoria-por-idade/153681262

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)