Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Associação de Advogados Públicos repudia tentativa de envolvimento da AGU em escândalo de Geddel

    Publicado por Justificando
    há 8 anos

    Em nota pública, a Associação de Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD), criada por integrantes da Advocacia-Geral da União, repudia o escândalo envolvendo o ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, sobre empreendimento imobiliário na cidade de Salvador que pretendia alterar decisão técnica tomada pelo Instituo de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

    “A APD repudia qualquer tentativa de desvirtuar o papel constitucional da AGU e envolver a instituição em escândalos pessoais de membros de qualquer governo, notadamente de um governo sem legitimidade democrática e sem apreço pelas instituições republicanas” – diz a associação.

    A nota vem após a denúncia do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de pressão do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima e do Presidente da República Michel Temer, para que, como responsável pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deferisse a autorização de construção de um empreendimento imobiliário em Salvador que beneficiaria diretamente o Secretario, parlamentares.

    Para a APD, não cabe à AGU atuar no sentido de privilegiar interesses particulares em detrimento do interesse público. “Temos certo, a partir das declarações da atual Advocacia-Geral da União, que a instituição não vai servir a finalidades privadas”.

    Leia a nota na íntegra

    A APD – Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia, entidade civil de fins não lucrativos ou corporativistas, criada por integrantes da Advocacia-Geral da União, que tem por finalidade a busca da plena efetivação dos valores sociais e jurídicos próprios do Estado Democrático de Direito, a defesa da democracia e dos Direitos Humanos, vem a público manifestar-se sobre a tentativa de agentes políticos do Governo Federal envolverem a AGU na alteração de uma decisão técnica tomada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

    Conforme noticiado largamente na imprensa, o ex-Ministro de Estado da Cultura, Marcelo Calero, pediu exoneração do cargo, após relatar pressão indevida para que interferisse na decisão do IPHAN sobre empreendimento imobiliário na cidade de Salvador-BA, para fins de atender interesses privados do ex-Ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

    Segundo os fatos noticiados, na tentativa de mascarar o patrocínio de interesses privados do então Ministro, houve a tentativa de envolver a Advocacia-Geral da União no caso para que arbitrasse conflito jurídico entre órgãos da administração pública.

    Cumpre destacar, no entanto, que não se verifica qualquer conflito a ser dirimido pela AGU. A Procuradoria Federal junto ao IPHAN, órgão da AGU competente para atuar no caso, já havia emitido manifestação oficial no processo. Não há, ainda, conflito propriamente dito, tendo em vista o vínculo hierárquico existente entre o IPHAN Nacional e a sua Superintendência na Bahia.

    Não cabe à AGU atuar no intuito de privilegiar interesses particulares em detrimento do interesse público, expressamente manifesto na legislação e nos princípios que resguardam o patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, e temos certeza, a partir das declarações da atual Advogada-Geral da União, que a instituição não vai servir a finalidades privadas.

    A APD repudia qualquer tentativa de desvirtuar o papel constitucional da AGU e envolver a instituição em escândalos pessoais de membros de qualquer governo, notadamente de um governo sem legitimidade democrática e sem apreço pelas instituições republicanas.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores948
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações139
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/associacao-de-advogados-publicos-repudia-tentativa-de-envolvimento-da-agu-em-escandalo-de-geddel/411512303

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)