Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Associação vai ao Supremo contra PEC da Bengala fluminense

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    Mal entrou em vigor, a Emenda Constitucional Estadual 59, do Rio de Janeiro — que altera a idade da aposentadoria compulsória de magistrados de 70 para 75 anos — já gera uma corrida aos tribunais.

    Na última sexta-feira (10/4), data em que a Emenda foi publicada no Diário Oficial, a Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a mudança. De acordo com a AMB, a Constituição Federal já estabelece que a idade de aposentadoria compulsória de magistrado é de 70 anos, não podendo os estados alterarem essa regra. A ADI, com pedido de liminar para suspender a eficácia da norma até o julgamento final da ação, foi distribuída ao ministro Luiz Fux.

    Enquanto o Supremo não decide, o desembargador Marcus Quaresma Ferraz, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, já entendeu que a Emenda Constitucional, chamada de PEC da Bengala fluminense, é inconstitucional. Assim, ele negou o pedido de liminar de uma desembargadora que ingressou com Mandado de Segurança para evitar sua aposentadoria compulsória nesta quarta-feira (14/4), quando completa 70 anos.

    ADI no Supremo
    Na petição apresentada no Supremo Tribunal Federal, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) afirma que a alteração ocorrida no Rio de Janeiro não poderia ter sido feita, por se tratar de matéria de competência da União.

    "E já tendo a União disposto no texto constitucional que a aposentadoria compulsória de magistrados e servidores se dá aos 70 anos de idade, e não aos 75 anos, devem os Estados observar o parâmetro da Constituição Federal em razão da necessidade de observaram ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/associacao-vai-ao-supremo-contra-pec-da-bengala-fluminense/180955647

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)