Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Atendimento no sábado leva mais de 80 pessoas à unidade da DPU em Salvador

    há 9 anos

    Brasília - Com o objetivo de beneficiar aqueles que têm dificuldades em comparecer à unidade durante os dias úteis, a Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia abriu as portas na manhã do último sábado (21) para prestar atendimento jurídico à população. Mais de 80 pessoas foram agendadas, a maior parte em busca de concessão ou restabelecimento de benefícios previdenciários.

    Para a defensora federal Graciela Rosa, a iniciativa foi positiva. “É muito importante que a gente preste essa assistência da forma mais ampla possível, especialmente depois do fim da greve do INSS e dos servidores do Judiciário”, ressaltou. Coordenada pelos defensores federais Átila Dias e a própria Graciela Rosa, a equipe de atendimento contou com 16 colaboradores, entre estagiários e servidores.

    Foi o caso do assistido Geraldo da Silva Santos, 61 anos, morador do bairro da Boca do Rio, que veio pedir ajuda para obter o auxílio-doença, negado em janeiro deste ano pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com insuficiência pulmonar e lesões por esforço repetitivo nos membros superiores, o assistido trouxe relatórios médicos que atestam sua incapacidade para exercer a antiga função de pintor.

    Já M.F.S.J., 22 anos, compareceu em busca de assistência jurídica para tentar a concessão do auxílio-reclusão. Seu companheiro, J.B.C, 24 anos, preso em junho do ano passado, trabalhava em uma empresa de serviços elétricos. O benefício foi negado pelo órgão com o argumento de que o último salário de contribuição ultrapassou o limite previsto pela legislação. Atualmente, a assistida e dois filhos, de três e seis anos, sobrevivem com a renda de R$197 reais provenientes do Bolsa Família no bairro do Uruguai.

    Outro assistido que procurou a Defensoria foi Antônio Jorge Borges Ferrari, de 60 anos. Aposentado por invalidez em virtude de graves problemas na coluna e sequelas causadas por dois aneurismas – crises epilépticas e déficit cognitivo -, o assistido procurou a unidade para tentar na Justiça a concessão do adicional de 25% do benefício para custeio de acompanhante permanente, pedido negado pela autarquia previdenciária em setembro. O assistido, que trabalhou como encarregado de manutenção e reside no bairro de Brotas, fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pela unidade e a ação realizada no fim de semana.

    “Achei excelente. Facilitou 100% porque a companhia dela [da acompanhante] muito cedo durante a semana eu não consigo. Sábado foi mais fácil pra mim e pra ela. Um atendimento que eu vejo que presta nessa cidade é dessa DPU aqui. O pessoal atende muito bem, com sorriso no rosto”, destacou.


    RGD (DPU-BA)/DSO
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações133
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atendimento-no-sabado-leva-mais-de-80-pessoas-a-unidade-da-dpu-em-salvador/259176724

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)