Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Atuação da AGU garante retorno de criança à Itália com aplicação da Convenção de Haia

    há 13 anos

    Em cumprimento à Convenção de Haia, a Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a restituição de uma criança para a Itália que foi trazida ilegalmente para o Brasil

    A menor estava com a mãe na Bahia sem o consentimento do pai, apesar de uma norma proibir a genitora de deixar a Itália acompanhada de sua filha.

    A Procuradoria da União na Bahia (PU/BA) e o Departamento Internacional da Procuradoria-Geral da União (PGU) acionaram a Justiça Federal para que fosse aplicada a Convenção de Haia Sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças. O objetivo desse acordo de cooperação jurídica é proteger a criança, no plano internacional, da subtração ou retenção ilícita e estabelecer procedimentos que garantam seu retorno imediato ao estado de residência habitual.

    A Justiça acolheu ao pedido das procuradorias e determinou o retorno da criança para a Itália em companhia de sua mãe durante a viagem de regresso ao país de origem.

    A PU/BA é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU

    Laize Andrade / Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-da-agu-garante-retorno-de-crianca-a-italia-com-aplicacao-da-convencao-de-haia/2766866

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)