Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Atuação de Procuradoria garante à União posse de área na Ilha da Baleia

    há 15 anos

    O Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região acolheu apelação da Procuradoria da União (PU) no Espírito Santo e negou o pedido de um cidadão que pretendia ter o domínio útil de uma área localizada na Ilha da Baleia, próximo ao município de Vila Velha (ES). O espaço abrange terreno e área marinha de aproximadamente 19 mil m².

    O cidadão ajuizou ação na 4ª Vara Federal Cível de Vitória (ES) para garantir o direito ao aforamento do local, alegando que era detentor do direito preferencial sobre a localidade. O juízo, inicialmente, aceitou o pedido e determinou que a União cedesse a área para o aforamento e lavrasse o contrato com o autor.

    A Procuradoria apelou da decisão de primeira instância. Defendeu que o artigo 64, parágrafo 2º do Decreto-Lei 9.760/46, dispõe sobre os bens e imóveis da União e prevê que a concessão do aforamento é um ato discricionário da União Federal.

    O artigo diz ainda que "o aforamento se dará quando coexistirem a conveniência de radicar-se o indivíduo ao solo e a de manter-se o vínculo da propriedade pública".

    A Procuradoria argumentou também que a sentença de primeira instância determina o que a Administração Pública deve fazer. Assim, fere a separação dos poderes, já que é atribuição do Poder Executivo gerir o seu patrimônio.

    Para o advogado da União Pedro Gallo Vieira, que atuou no caso, a decisão demonstra qual tem sido a compreensão da Justiça em relação aos casos de aforamento. "A Justiça vem consolidando o entendimento de que concessão de aforamento de imóveis é ato que demanda conveniência e oportunidade da Gerência de Patrimônio da União, por sua capacidade técnica e conhecimento de gestão imobiliária, não cabendo ao Judiciário tomar para si tal discricionariedade", afirmou.

    A PU é uma unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

    Luis Henrique Guimarães/Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-de-procuradoria-garante-a-uniao-posse-de-area-na-ilha-da-baleia/1025934

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)