Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Atualizadas as normas para autorização de débito em conta corrente

    Publicado por COAD
    há 4 anos

    Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 23-12, a Resolução 4.771/2019 que estabelece procedimentos para autorização e cancelamento de autorização de débitos em conta de depósitos e em conta-salário.

    Segundo esclarece o Bacen (Banco Central do Brasil), as instituições financeiras deverão melhorar o processo e a transparência na formalização das autorizações de débito para a realização de débitos nas contas de depósito e salário. Essa autorização deverá ter finalidade específica e conter, entre outras informações, a discriminação da conta a ser debitada. Desse modo, o débito ocorrerá somente nas contas específicas informadas pelos titulares e com finalidade restrita. As novas regras entram em vigor em maio de 2020.

    Um dos objetivos da medida é conferir transparência ao processo de autorização de débito em conta corrente, e evitar autorizações de débito com poderes amplos e genéricos. A nova regra vale inclusive para autorizações de débito em conta de operações de empréstimo e arrendamento mercantil (leasing). Nesses casos, a autorização terá que ser vinculada a cada contrato. Para esse tipo de operação, também será necessária manifestação inequívoca do titular da conta quanto à eventual autorização de débitos sobre limite de crédito previamente disponibilizado em conta, se houver.

    Outro objetivo da medida é fomentar a eficiência e competitividade no Sistema Financeiro Nacional, tornando o processo de autorização de débito em conta encaminhadas por outras instituições autorizadas a funcionar pelo Bacenl (instituições destinatária) mais fluido. Nesses casos, as solicitações de autorização deverão ser feitas por meio de sistema eletrônico, cabendo a essa instituição adotar procedimentos de controle que confirmem a identidade do titular da conta e assegurem a autenticidade da operação. A nova regulamentação exige também que a instituição financeira indique diretor responsável pelo cumprimento das obrigações previstas nesta Resolução.

    As novas regras garantem aos titulares de contas de depósito e de contas-salário o direito de cancelar, a qualquer tempo, as autorizações de débito em conta. O cancelamento poderá ser feito inclusive para os débitos relacionados a operações de crédito ou de arrendamento mercantil (leasing). Nesses casos, no entanto, o fim do débito automático poderá resultar em novo cálculo do valor das parcelas a vencer.

    Fonte: Bacen.

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações544
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atualizadas-as-normas-para-autorizacao-de-debito-em-conta-corrente/795044690

    Informações relacionadas

    Vitor Pereira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Inventário Extrajudicial (em cartório): Guia completo, passo a passo.

    Paulo Abreu, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Possibilidade de desvinculação do pagamento em débito automático das parcelas de empréstimo bancário

    Cardoso Advogados Associados, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    STJ: Bancos não podem compartilhar informações de clientes

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Conflito de Competência: CC XXXXX-11.2018.8.13.0000

    Habeas Corpus sem Advogado, como fazer? | Saiba seus direitos | Criminalistas | Criminal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)