Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência debate adoção de padrão de rádio digital "aberto" ou "fechado"

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    Nesta terça-feira (8), às 11 horas, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promove um debate sobre o relatório final da Subcomissão Especial de Rádio Digital, apresentado em setembro pelo deputado Sandro Alex (PPS-PR).

    A implantação do sistema digital para o rádio vai melhorar a qualidade do áudio com a possibilidade de uma oferta maior de programas em um mesmo canal de frequência. Também há o canal de dados, que pode disponibilizar informações adicionais. Por exemplo, durante uma partida de futebol, notícias, escalação e classificação do time de que está jogando.

    Sandro Alex sugeriu que o País não determine um único padrão para o rádio digital

    . Segundo ele, cada empresa deve ficar livre para escolher o modelo que mais se adapta a seu perfil. Mas ele afirma que o melhor modelo é o norte-americano HD Rádio, que utiliza a mesma frequência hoje ocupada pelas rádios AM e FM.

    Discordância

    A audiência pública foi solicitada pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que pediu vista para avaliar o relatório. Ela afirma que o texto contraria a portaria 290/10 do Ministério das Comunicações sobre o assunto, ao indicar um sistema de rádio digital que não é o melhor para o País: Este padrão que é apontado no relatório do deputado tem um código fechado e como tal é inacessível à incorporação de tecnologia nacional. Esta tecnologia já está sendo produzida e criada em nossos centros de pesquisa e não está sendo considerada no relatório", disse Erundina.

    A deputada defendeu"padrões que têm uma tecnologia aberta, acessível a quem queira usar o código sem ter que pagar royalties. Erundina quer discutir, entre outros pontos, as vantagens e desvantagens de cada sistema, o pagamento de royalties, a integração com a TV digital e a adaptação das rádios comunitárias.

    Participantes

    Foram convidados para a audiência:

    - o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo;

    - o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende;

    - o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve Dias;

    - o presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Mário Sartorello;

    - o representante da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc/Brasil), Arthur William;

    - o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Luiz Cláudio Costa; e

    - o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero.

    O debate está marcado para o plenário 9.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-debate-adocao-de-padrao-de-radio-digital-aberto-ou-fechado/100703386

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)