Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência discute atribuições de auditores do Trabalho

    Ministro do Trabalho deverá apresentar portaria que estabelece a competência exclusiva da categoria para o embargo e interdição de obras

    há 8 anos

    Brasília – O Ministério do Trabalho deverá apresentar no dia 1º de fevereiro de 2017 uma portaria que estabeleça a competência exclusiva de auditores-fiscais do Trabalho para o embargo e interdição de obras. A proposta foi apresentada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) durante reunião realizada nesta quinta-feira (15), na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT). O encontro teve participação do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e do presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva.

    A audiência é decorrente de ação civil pública ajuizada pelo MPT em Rondônia em 2013 contra a União e tem como objetivo firmar um acordo que garanta segurança jurídica e autonomia de auditores-fiscais no desempenho de suas atividades.

    Segundo o ministro do Trabalho, a expectativa é que o grupo de trabalho responsável pela medida conclua a minuta de portaria até o dia 15 de janeiro para então construir um consenso com o governo federal e apresentar a proposta ao MPT durante a próxima audiência, prevista para o dia 1º de fevereiro. O texto deverá garantir a segurança jurídica à categoria e sanar conflitos normativos sobre o tema presentes na legislação trabalhista.

    O procurador-chefe do MPT-RO e autor da ação, Marcos Cutrim, ressaltou a necessidade de se dar autonomia ao auditores-fiscais. “O que estamos tentando construir é para o bem do país e para o bem do próprio Ministério do Trabalho."

    O presidente do Sinait, Carlos Silva, ressaltou o empenho do ministro do Trabalho e lembrou que a competência direta do auditor-fiscal para atos de interdição e embargo já faz parte da história do ministério. “Se a assinatura do acordo não ocorrer, a sinalização que será dada ao mundo dos trabalhadores não coincidirá com o que o ministro empenha a frente do Ministério do Trabalho."

    • Publicações7757
    • Seguidores632607
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-discute-atribuicoes-de-auditores-do-trabalho/415242416

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)