Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência pede o fim do trabalho infantil em feiras

    MPT concedeu prazo de 90 dias para os comerciantes deixarei de utilizar mão de obra de crianças e adolescentes

    há 8 anos

    Campinas – O Ministério Público do Trabalho realizou audiência pública na Câmara Municipal de Piracicaba com o objetivo de alertar sobre a proibição do trabalho infantil nas feiras livres e varejões da cidade. O evento, realizado na segunda-feira (28), foi conduzido pelas procuradoras Lorena Vasconcelos Porto e Marcela Monteiro Dória, com a participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Ministério do Trabalho e Justiça do Trabalho.

    Na oportunidade, o MPT concedeu um prazo de 90 dias para que os permissionários deixem de utilizar mão de obra infantil nas bancas ou barracas. A audiência contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre permissionários, representantes do poder público municipal e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

    O representante do Cerest, Marcos Hister, falou a respeito do trabalho de conscientização que a entidade tem realizado com os feirantes do município e suas famílias. A procuradora do trabalho Marcela Monteiro Dória abordou a atuação do MPT, a legislação e os direitos trabalhistas das crianças. A Justiça do Trabalho, representada pela juíza Camila Ceroni Scarabelli, falou sobre a atuação dos Juizados Especiais da Infância e Adolescência e a sua competência.

    O gerente regional do Ministério do Trabalho em Piracicaba, Antenor Varolla, por sua vez, tratou das consequências do trabalho precoce à saúde das crianças e adolescentes, cujo organismo ainda está em formação.

    Concluindo o evento, a procuradora do trabalho Lorena Vasconcelos Porto informou do prazo concedido para a regularização dos permissionários, estendendo a vedação do trabalho aos filhos dos feirantes, de forma a abranger todas as crianças e adolescentes, uma vez que o trabalho em ruas e feiras livres, incluso na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, a chamada Lista TIP, só é permitido a partir dos 18 anos.

    • Publicações7757
    • Seguidores632607
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-pede-o-fim-do-trabalho-infantil-em-feiras/411593477

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)