Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência vai discutir impactos da mina de Serrinha em Brumadinho

    A implantação do projeto de exploração da mina da Serrinha, no distrito de Piedade do Paraopeba, município de Brumadinho, é o tema da audiência pública que a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na quarta-feira (5/5/10). Solicitada pelo deputado Carlos Gomes (PT), a reunião acontece às 10 horas, no Auditório.

    O deputado Carlos Gomes disse que a construção de uma represa e a implementação de um canteiro de exploração de minério poderão causar um declínio ambiental e ameaçar a vida de moradores de Brumadinho, município que tem uma rica fauna e flora e que abriga em seu subsolo uma reserva de água considerada patrimônio de Minas Gerais. A mina da Serrinha faz parte do chamado "Projeto Ferrous", da mineradora Ferrous Resources do Brasil, para exploração de minério de ferro. A Serrinha é parte do complexo da Serra da Moeda.

    De acordo com o requerimento de Carlos Gomes, a implantação do projeto trará consequências para os cidadãos, a cultura, as comunidades quilombolas e o meio ambiente. O parlamentar acompanhou uma reunião entre a comunidade e o Ministério Público, no dia 15 passado. Naquela reunião, moradores informaram que a implantação da atividade causaria a extinção de cerca de dez comunidades locais, danos ao meio ambiente e interferência na identidade cultural das comunidades, muitas delas de origem quilombola.

    Serrinha - A mina da Serrinha pertencia à antiga mineração Emesa e estava desativada há 13 anos. A mineradora Ferrous Resources do Brasil foi criada em 2007 com capital majoritariamente de fundos de investimentos norte-americanos e ingleses. Em sua criação, a empresa anunciou que pretendia produzir 50 milhões de toneladas por ano a partir de 2014. Na época da compra da mina da Serrinha, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reabilitação ambiental da área. De acordo com o cronograma da Ferrous as operações de extração somente deverão ser iniciadas em 2016. Serrinha representa um investimento de R$ 1,4 bilhão para a empresa.

    Convidados - Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional à Promotorias de Justiça e Defesa do Meio Ambiente, Luciano Luz Badini Martins; prefeitos de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos; de Belo Vale, Wanderlei de Castro; e de Moeda, Jânio Acir Moreira; a vereadora de Brumadinho, Lilian Paraguai; presidente da Ferrous, Mozart Kraemer Litwinski; e representante das comunidades, Gilmar Matosinhos Martins.

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-vai-discutir-impactos-da-mina-de-serrinha-em-brumadinho/2169290

    Informações relacionadas

    Empresa suspende estudos para exploração da Mina da Serrinha

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)