Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Audiências de custódia registram mais prisões

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    Aumento ocorreu após o STF autorizar a prisão após decisão da segunda instância. Levantamento da Defensoria Pública do Rio, que será apresentado nesta terça-feira (11), aponta que a medida influenciou outras esferas da Justiça

    A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu a prisão a partir da segunda instância não ficou restrita apenas a este grau da Justiça. Levantamento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro aponta que as audiências de custódia realizadas no estado também foram influenciadas com essa orientação.

    Os dados serão apresentados no ato público “Não há Culpa Enquanto Houver Dúvida – Em Defesa da Presunção de Inocência”, que a Defensoria Pública realizará nesta terça-feira (11/9), no auditório do segundo andar da sua sede administrativa, no Centro.

    O evento, que acontece agora com a participação de Defensorias Públicas de outros estados e de instituições da advocacia e da sociedade civil, mostra como a decisão do STF, proferida em 2016 com a finalidade de conferir efetividade às penas impostas às pessoas condenadas por corrupção, fortaleceu a cultura do encarceramento, em prejuízo a toda população.

    A discussão sobre a antecipação do cumprimento da pena de reclusão a partir da decisão de segunda instância deverá voltar à pauta do plenário do STF. Tramita na corte a Ação Direta de Constitucionalidade 43 e 44, movidas pelo Partido Ecológico Nacional e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ambas pedem aos ministros do Supremo o reconhecimento de que a pena só pode ser cumprida após o esgotamento dos recursos. As Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo são amicus curiae – ou seja, atuam como parte interessada nesse processo.

    Serviço:

    O que: Ato Público Não há Culpa Enquanto Houver Dúvida – Em Defesa da Presunção de Inocência

    Quando: Terça-feira (11/9), às 10h.

    Onde: Auditório do segundo andar da sede da Defensoria Pública – Avenida Marechal Câmara, 314, Centro.

    Por Imprensa Defensoria RJ

    Leia também

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores948
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencias-de-custodia-registram-mais-prisoes/624045015

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)