Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Auditores do TCU e analistas do TCE avaliam obras de mobilidade urbana para Copa do Mundo de 2014

    Os auditores federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Daniel Negreiros Aguiar e Victor Souza Lopes de Oliveira, estiveram em Fortaleza, na última quarta-feira (3/4), para avaliar os contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal referentes às obras de mobilidade urbana na capital cearense devido à Copa do Mundo de 2014.

    Em reunião no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), os auditores se informaram sobre o trabalho da Corte de Contas em relação ao acompanhamento das obras estaduais para o evento: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e as Estações de Metrô de Fortaleza Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

    Participaram da reunião José Oscar Feitosa Andrade e Marcel Oliveira, respectivamente coordenador e subcoordenador da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Obras de Grande Porte; a chefe de Gabinete da Presidência, Aline Mota; o coordenador técnico da Secretaria de Controle Externo do TCE, José Teni Cordeiro Júnior; os analistas da Comissão, Daniel Menezes Cavalcante, Alexandre Guimarães Sabóia de Albuquerque e Francisco Cláudio Ferreira Reis; além dos dois auditores do TCU.

    Para a secretária de Controle Externo do TCE-CE, Giovanna Augusta Moura Adjafre, é importante essa troca de informações entre os Tribunais de Contas (TCs) para evitar trabalhos repetidos e saber onde cada Órgão está atuando. "Apesar de óticas diferentes, já que um faz o acompanhamento a nível federal e o outro estadual, com a chegada da Copa, as tarefas estão intrínsecas", ressalta Giovanna Adjafre.

    Arena Castelão - Os auditores do TCU, Daniel Negreiros Aguiar e Victor Souza Lopes de Oliveira, aproveitaram a estadia na capital cearense para conhecer a Arena Castelão. Do TCE, acompanhou a visita o subcoordenador da Comissão, Marcel Oliveira. A Comissão é formada por 11 servidores desta Corte de Contas e foi criada em 2012 com o objetivo de acompanhar o andamento de grandes obras no Estado. Hoje, esse trabalho é realizado em seis empreendimentos: Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão, Centro de Eventos do Ceará, Acquário do Ceará, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e Estações de Metrô de Fortaleza Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

    A visita à Arena Castelão foi guiada pelos engenheiros do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado do Ceará, Arco Márcio Franco e José Welber da Cunha. O tour pelo estádio percorreu o gramado, arquibancadas, museu e parte externa. "É fundamental a importância dos TCs nessa parceria. O TCE está estreitando a relação com o TCU, reforçando a transparência e a regular aplicação dos recursos públicos", afirma Marcel.

    • Publicações1603
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auditores-do-tcu-e-analistas-do-tce-avaliam-obras-de-mobilidade-urbana-para-copa-do-mundo-de-2014/100446136

    Informações relacionadas

    Manuela Ferreira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Sou obrigado a pagar multa por rescisão do contrato de aluguel na pandemia?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)