Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Auditores fiscalizam trabalho infantil doméstico em Salvador

    Ações fiscais de trabalho doméstico estão sendo preponderantemente preventivas e orientadoras

    há 6 anos

    Com o objetivo de combater a informalidade dos vínculos de emprego e o trabalho infantil doméstico, a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA) realizou um conjunto de ações fiscais em residências de Salvador.

    Dados do PNAD/IBGE de 2015 apontam que ainda há aproximadamente 23 mil crianças trabalhando em residências na Bahia. As ações na capital baiana tiveram início no mês de agosto e se estenderam até esta semana, em prédios localizados nos bairros da Pituba e Horto Florestal. Sessenta apartamentos foram notificados para apresentarem a documentação dos empregados e 40 já tiveram as fiscalizações encerradas. Não foi flagrado trabalho infantil em nenhum dos apartamentos fiscalizados.

    O auditor-fiscal Antônio Inocêncio, que coordena as ações de fiscalização de combate ao trabalho infantil na Bahia, explica que essa nova frente de trabalho da auditoria fiscal é de muita importância para erradicar uma das piores formas de trabalho infantil. “As ações fiscais de trabalho doméstico estão sendo preponderantemente preventivas e orientadoras”, disse Inocêncio.

    Ele alerta que a atividade de trabalho doméstico só deve ser exercida por maiores de 18 anos. “No próximo ano daremos continuidade a essas ações. Caso os auditores constatem a ocorrência de trabalho infantil em residências particulares será lavrado termo de afastamento e auto de infração, além de acionado o Conselho Tutelar. A prática de levar crianças de um lar mais pobre para um lar mais rico deve ser tratada com muita cautela”, afirma o auditor.

    A Lei Complementar 150/2015 trouxe aos auditores-fiscais do Trabalho a competência para realizarem essas ações, respeitando o princípio da inviolabilidade de domicílio previsto pela Constituição Federal.

    Agência do Trabalho de Jacobina suspende atendimento temporariamente

    A SRT-BA informa que a Agência do Trabalho do município de Jacobina estará com o atendimento suspenso no período de 26 a 29 de dezembro de 2017, devido à manutenção da rede elétrica do imóvel onde funciona. O atendimento será normalizado a partir de 2 de janeiro de 2018.


    Ministério do Trabalho
    Assessoria de Imprensa
    imprensa@mte.gov.br
    (61) 2021-5449

    • Publicações6178
    • Seguidores632541
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações193
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auditores-fiscalizam-trabalho-infantil-domestico-em-salvador/534797277

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)