Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Augusto cobra pagamento do piso para o magistério ao governo Déda

    O vice-líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna na tarde de hoje para falar do parecer da a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre a implementação do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público.

    "Assim que a questão do piso foi levantada nacionalmente, o governador Marcelo Deda veio a público para anunciar que os professores sergipanos poderiam ficar tranq�?ilos porque o Estado assumiria este compromisso. Mesmo construindo boas escolas, não há um bom ensino com os professores desmotivados. Com a votação do orçamento do Estado esta semana, se o governo não traz nenhuma emenda para garantir o pagamento do piso é porque ele não quer assumir o compromisso", alfinetou.

    Augusto Bezerra disse ainda que"basta você pegar o orçamento de 2008 e o de 20029 que vai perceber quem não há compromisso do governo com professores no que se refere este piso. Haverá um aumento de 7% que corresponde ao crescimento vegetativo da folha e as novas contratações. Não dá para pagar o piso nacional do magistério. E o secretário de Educação tem dito que o governo até paga o piso, mas tira os penduricalhos. E se tirar a regência de classe, que é uma luta histórica, e paga o piso, é como se trocar seis por meia dúzia" , completou.

    "Agora vejam o recomenda a PGE e as perguntas que foram feitas, ou seja, perguntas de quem não quer pagar. O governador disse em alto e bom som que começa a pagar a partir de janeiro, mas consultou a PGE, segundo o relatório, onde a Secretaria de Estado da Educação formulou a consulta através de questionamentos específicos quanto à data em que será efetivamente implementado o piso salarial; se as vantagens pecuniárias percebidas atualmente pelos professores devem ser integralizadas e a análise da aplicabilidade do piso salarial com relação a 2009 e 2010 e sua interferência no Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual", acrescentou o Democrata.

    Augusto Bezerra ainda disse, segundo o relatório da PGE,"o piso salarial instituído pela Lei Federal nº 11.738/2008 deve ser implementado apenas para os servidores do magistério público da educação básica, com formação de nível médio, que desempenham as atividades de docência ou de suporte pedagógico à docência (direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais), nas unidades escolares de educação básica. E isso merece uma discussão profunda com o Sintese e nós temos uma emenda ao orçamento que garante o pagamento deste piso que será votada na quarta-feira", disse.

    Por fim, o deputado leu no parecer da PGE a orientação sobre a data-base da carreira do magistério, onde a atualização do piso salarial, na forma do que prevê o caput do art. da Lei Federal nº 11.738/2008, deverá ocorrer, anualmente, a partir de 2009, no mês de janeiro. Por outro lado, o art. 29 da Lei Complementar nº 61/2001 determina a revisão geral anual da carreira do magistério público no mês de maio.

    Deso - No pequeno expediente, Augusto Bezerra disse que a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) tem prestado o pior serviço da sua história. "Com a redução da vazão do rio São Francisco, a captação da Deso em Propriá foi prejudicada causando racionamento. A Grande Aracaju já está sem água e também em Propriá. E nós estamos começando o Verão! Para piorar, diante deste desserviço o conselho da Deso ainda acabou de aprovar um reajuste na tarifa de quase 10%, sendo que o reajuste do ano passado está sendo questionado na Justiça! É bom que a sociedade sergipana tenha conhecimento de um projeto de lei de nossa autoria que deverá ser colocado em votação na quarta-feira (17), que dispensa as pessoas carentes que consomem pouca água da taxa de esgoto", alertou.

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/augusto-cobra-pagamento-do-piso-para-o-magisterio-ao-governo-deda/411402

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)