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16 de Junho de 2024
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    Aula inaugural de Direito reúne profusão de expectativas

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 11 anos

    O mês de fevereiro marca o início do calendário escolar. As milhares de faculdades de Direito de todo o Brasil recebem um enorme número de estudantes calouros, como se diz com diferentes expectativas sobre o curso que começam a frequentar. Nesse contexto, flagrei-me refletindo sobre a tarefa dos professores que recebem os primeiranistas no primeiro dia de aula. Aquilo que aparenta ser uma atividade simples, de mera recepção dos calouros, acaba por se tornar uma missão complexa, se a olharmos com maior acuidade. O que dizer a eles? Atualmente, é mais do que sabido que o curso de direito é composto, na grade maioria das faculdades, por um corpo bastante heterogêneo de discentes. E os fatores idiossincráticos são de várias ordens: etária, econômica, social, de formação básica, de motivação para o ingresso no curso etc. etc. etc. Como atingir um interesse comum dentro desse universo multifacetado de identidades, algumas ainda em formação, de modo que o seu discurso possa ser ouvido e aproveitado pela maior parte possível dos acadêmicos iniciantes?

    Vejam que a colocação dessa simples pergunta já nos leva, necessariamente, a uma série de outras tantas, tais quais: que tipo de abordagem escolher? A construção aleatória por improviso de argumentos ou uma seleção prévia de tópicos preparados e que sejam importantes para esse primeiro contato? E a postura? A do sábio conselheiro ou a do amigo bonachão que pode ser encontrado em endereços eletrônicos nem sempre existentes ou disponíveis?

    Já fui convidado para proferir as famosas aulas inaugurais. Algumas vezes o convite me foi feito pelas coordenações dos cursos, noutras pelos próprios acadêmicos através de seus órgãos de representação (DAs, CAs etc.). Devo reconhecer que, mesmo já tendo enfrentado essa experiência outras vezes, nunca me sinto totalmente à vontade para falar em situações como essas. Eu particularmente tenho um certo pavor da postura predominante em tais casos: a do sábio conselheiro. Detesto, com todas as forças de meu eu , quando o conselho vem na forma de invocação dos exemplos de autoridade: do fulano, do beltrano ou do cicrano que conseguiram superar uns sem números de dificuldades e atingir os seus objetivos. Um passou em um concurso para a magistratura, estudava 12, 14 horas por dia e ainda trabalhava, viajava e sustentava a família (geralmente a façanha é aumentada de forma exagerada nessas ocasiões, justamente para que o efeito dramático seja mais enfatizado). Outro acreditava na carreira da advocacia privada. Esforçou-se para formar uma carteira própria e agora é um exemplo de prosperidade e de destreza profissional. Um terceiro seguiu brilhante carreira acadêmica e ingressou imediatamente em um mestrado, também com uma disciplina invejável de estudos e escrituração de textos.

    Fico imaginando se tudo isso fosse apresentado em animações feitas em Power Point e que ecoasse ao fundo aquela música do Raul Seixas, Tente outra vez... Seria praticamente um comercial de TV. E tão patético quanto. Evidentemente, as pessoas devem se orgulhar de suas conquistas. Mas o exemplo,...

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