Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aumento posterior não anula prejuízo trazido pela URV

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte mantiveram a sentença inicial, a qual determinou que o Estado e o IPERN realizem a conversão dos valores remuneratórios, para dois servidores, na forma estabelecida na Lei nº 8.880/94, cujo índice deverá ser apurado através de perícia técnico-contábil.

    A conversão determinada pela sentença inicial, mantida no TJRN, se deu em decorrência da perda gerada por outra conversão: a dos valores dos vencimentos de cruzeiro real para URV, cujo período de apuração será de 1994 até a data do efetivo pagamento remuneratório, conforme estabelecido na Lei nº 8.880/94.

    O Estado chegou a argumentar na Apelação Cível (nº que a necessidade de limitação temporal da condenação, já que existiram aumentos implementados posteriormente à data da suposta lesão salarial e que teriam superado a perda gerada com a conversão dos vencimentos.

    No entanto, os desembargadores ressaltaram que, atualmente, a jurisprudência das três Câmaras Cíveis do TJRN já definiu que não se pode admitir a compensação com os reajustes remuneratórios posteriores à conversão.

    Sob essa ótica, o próprio STF, na ADI nº 2.323/DF, afastou o entendimento do lapso temporal a ser observado para a correção, não determinando qualquer tipo de compensação com aumento salarial futuro, por serem matérias distintas.

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aumento-posterior-nao-anula-prejuizo-trazido-pela-urv/2818706

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)