Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ausência de defesa em alegações finais configura nulidade, decide TJ/SP

    Defensor dativo concordou com acusação, reiterando manifestação do parquet.

    Publicado por Dr Francisco Teixeira
    há 4 anos



    A 7ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP anulou ação penal a partir da apresentação das alegações finais da acusação, por “manifesta a deficiência técnica das alegações finais formuladas por defensor dativo”. No caso, o defensor atuante se limitou a reiterar a manifestação do parquet nos debates orais.

    Nulidade absoluta

    O relator, Reinaldo Cintra, apontou no voto que o representante do MP requereu a total procedência da ação penal. Por seu turno, o defensor dativo limitou-se a declarar "MMª. Juíza, reitero a manifestação do Ministério Público", tendo, após a prolação da sentença condenatória, renunciado ao prazo recursal para interposição de eventual recurso de apelação.

    Para o relator, no caso, a defesa assumiu verdadeira posição contrária aquela do interesse do réu, em clara afronta à garantia constitucional da ampla defesa.

    A ausência de defesa nas alegações finais consiste em afronta a norma constitucional de garantia, que visa não apenas ao benefício da parte, mas, em primeiro lugar, ao interesse público na condução do processo segundo as regras do devido processo legal.”

    Conforme o desembargador, a situação retratada “constitui nulidade absoluta”, não sendo necessária a demonstração acerca do prejuízo efetivo sofrido pelo réu.

    É manifesta a deficiência técnica das alegações finais formuladas por defensor dativo, que acarreta prejuízo evidente ao réu, impondo o reconhecimento, de ofício, da nulidade absoluta.”

    A ordem foi concedida pelo colegiado em votação unânime.

    Processo: 2257842-56.2019.8.26.00

    Fonte: migalhas

    • Sobre o autorAmante das ciências criminais
    • Publicações676
    • Seguidores174
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ausencia-de-defesa-em-alegacoes-finais-configura-nulidade-decide-tj-sp/803249906

    Informações relacionadas

    Esther Iramar Silva Aunés, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Petição habilitação - JEC

    Josana Martins Rodrigues Agreli, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Advogado atuando em causa própria

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)