Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Autoridades de países de língua portuguesa e advogados chineses visitam TSE

    há 12 anos

    O Tribunal Superior Eleitoral recebeu na tarde dessa terça-feira (9) a visita de autoridades, a maioria magistrados, de países de língua portuguesa. Vieram representantes de Cortes de Moçambique, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste, e ainda o secretário da Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa.

    A comitiva visitou o Espaço da Urna e o Museu do TSE e depois conheceu o Plenário, onde são realizadas as sessões jurisdicionais e administrativas do TSE. Após, foram recebidos pelo secretário-geral da presidência, Carlos Henrique Braga, no gabinete da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. "É um prazer recebê-los aqui. E que possamos estreitar os laços entre nossos países" , disse o secretário-geral.

    O juiz auxiliar da presidência do TSE, Paulo Tamburini, conversou com os visitantes sobre as peculiaridades do sistema eleitoral brasileiro. "A primeira peculiaridade é que, no Brasil, o Poder Judiciário realiza as eleições, ao contrário de outros países, nos quais há instituições exclusivamente destinadas a fazer o pleito" , explicou. "A nossa Justiça Eleitoral atua desde a logística até o julgamento dos crimes eleitorais", falou.

    Ao fim da explanação, o juiz revelou que já esteve em todos os países de língua portuguesa. Para ele, a oportunidade de receber o grupo permite a troca de ideias sobre o sistema eleitoral de cada país.

    "Tivemos uma boa ideia da complexidade que é o sistema eleitoral brasileiro. Isso nos permite fazer uma reflexão sobre o nosso sistema" , afirmou Anildo Martins, juiz conselheiro do Tribunal Constitucional de Cabo Verde. "De fato, parece que o sistema brasileiro funciona, diante da dimensão do país, e consegue responder com eficiência e eficácia. Talvez um dia possamos exportar algo deste sistema para o nosso", concluiu.

    Advogados chineses

    Na manhã desta quarta-feira (10), representantes do Centro de Intercâmbio Jurídico da China e advogados membros da Ordem de Advogados Chineses (China Law Society) também visitaram a sede do TSE.

    Os advogados conheceram as dependências do Tribunal e visitaram os espaços e exposições apresentadas às autoridades da língua portuguesa. Após a visita, os representantes foram recebidos pelo juiz auxiliar da presidência do tribunal, Paulo Tamburini, que proferiu palestra sobre o sistema eleitoral e apresentou com mais detalhes o funcionamento da urna eletrônica utilizada brasileira.

    SP,GV /GA

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/autoridades-de-paises-de-lingua-portuguesa-e-advogados-chineses-visitam-tse/100120360

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)