Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Bacia dos Apertados agora é manancial de abastecimento público

    há 15 anos

    A bacia hidrográfica do Ribeirão dos Apertados, em Arapongas (região Norte do Estado), agora é área de manancial de abastecimento público. O decreto número 3749 que protege definitivamente a bacia hidrográfica foi assinado pelo governador Roberto Requião no último dia 12. Com isso, as propriedades pertencentes à bacia terão que seguir regulamentação de uso e ocupação do solo, para que haja a proteção do manancial que atende cerca de 100 mil habitantes do município.

    O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explicou que a finalidade desse decreto é criar instrumentos legais para evitar a ocupação indevida das bacias dos mananciais atuais e futuros, poupando investimentos em medidas corretivas. “Para garantir a qualidade das águas dos mananciais é necessário disciplinar e controlar atividades poluidoras como mineração, agropecuária, armazenamento e transportes de resíduos sólidos, implantação de industrias e loteamentos, por exemplo”, detalhou.

    Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, a alteração de uso das propriedades ao longo da bacia tem um significado fundamental para a população. “O mundo inteiro discute a água para consumo humano. Ou a gente preserva os mananciais ou não teremos mais aonde buscar água”, alertou Stênio. “A preservação destes mananciais é indispensável à sobrevivência das gerações futuras das regiões de Arapongas e Apucarana”, comentou.

    NOVAS EXIGÊNCIAS – Além da Bacia do Ribeirão dos Apertados, as bacias hidrográficas dos rios Pirapó e Caviúna também foram decretadas mananciais de abastecimento público.

    Nestas áreas, uma das exigências será o plantio de matas ciliares e o cercamento das áreas em recuperação, evitando a pecuária no local. “A mata ciliar age como um filtro natural para nossos solos e rios, por isso a importância de sua existência e preservação”, destacou o secretário Rasca. “A natureza nos propicia qualidade de vida, bons alimentos e tem condições para oferecer muito mais, quando preservada”, completou.

    No caso Bacia dos Apertados, o decreto vai regularizar a situação do manancial que, pelas últimas análises, vem apresentando níveis de poluição preocupantes devido a práticas irregulares no manejo do solo e à utilização indiscriminada de agrotóxicos. “Em decorrência disso o abastecimento de água em Arapongas já foi paralisado por quatro vezes nos últimos dois meses”, informou a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

    • Publicações2391
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações459
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bacia-dos-apertados-agora-e-manancial-de-abastecimento-publico/210717

    Informações relacionadas

    MP retoma investigação no Ribeirão dos Apertados/MP retoma investigação em Arapongas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)