Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Bancada do PT se manifesta sobre plebiscito

    A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa esclarece à população gaúcha a sua posição referente a pretensão do Governo Sartori de realização de um plebiscito para privatização das empresas Sulgás, CRM e Grupo CEEE:

    1 – Respeitando a sua trajetória de luta pela democracia e participação popular, a Bancada do PT reitera sua opinião favorável às consultas plebiscitárias, sempre que convocadas de modo regular e que permitam aos envolvidos decidir com conhecimento, sem condicionamentos e realizado em pé de igualdade.

    2 – Não é o caso proposto pelo Governo Sartori e seus aliados, neste momento. Esses nunca pretenderam consultar a população ou sequer ouvi-la até agora. Prova disso, é que, desde 2016, manteve tramitando no Legislativo a Proposta de Emenda Constitucional 259/2016 para extinguir a obrigação do plebiscito sobre estas empresas, promovendo ampla campanha publicitária paga, com dinheiro público, para essa finalidade.

    Ou seja, o Governo Sartori nunca quis ouvir a população, antes, sobre o tema.

    3 – Esse governo não obteve apoio na Assembleia Legislativa para cometer mais esse ato de desmonte do Estado, e vem, agora, de modo açodado, apressado, equivocado, de forma, absolutamente, incorreta pretender transferir para o Poder Legislativo a sua irresponsabilidade na condução deste processo.

    Como se observou, nem sequer foi encaminhado ao Poder Legislativo projeto de lei esclarecendo de modo claro a pretensão do governo, requisito básico para desencadeamento da análise de solicitação de plebiscito.

    4 – A incapacidade do Governo Sartori de formular proposta eficiente para o desenvolvimento do Estado fica, mais uma vez, evidenciada em todo este processo de elaboração e encaminhamento errôneo de proposta de consulta popular à Casa Legislativa.

    Isso demonstra que o foco principal continua sendo a destruição de políticas públicas, o desmonte do Estado e a entrega do patrimônio público, explícito, reitere-se, há mais de um ano, promovida na sua campanha institucional e paga com dinheiro público.

    Ao mesmo tempo, a questão do ressarcimento da Lei Kandir é um tema que pode trazer concretamente recursos para auxiliar o Estado para a saída da crise fiscal, e é uma pauta ignorada pelo executivo.

    5 – A Bancada do PT, por isso, entente que qualquer proposta de plebiscito a ser encaminhada à Assembleia Legislativa deve obedecer, primeiramente, à legislação e aos trâmites legais, garantindo-se que a consulta seja verdadeiramente democrática, propiciando um debate equilibrado e com igualdade de espaços para tanto.

    6 –Assembleia Legislativa, por intermédio de seu Presidente, assessorado pelo qualificado e respeitável corpo técnico, agiu de maneira correta, constitucional, legal e regimentalmente.

    Bancada do PT na Assembleia Legislativa do RS

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bancada-do-pt-se-manifesta-sobre-plebiscito/465436532

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)