Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Banco é condenado indenizar cliente vítima de assalto no seu estacionamento

    Publicado por Correio Forense
    há 7 anos

    A instituição bancária possui o dever de segurança em relação ao público em geral, o qual não pode ser afastado por fato doloso de terceiro (roubo e assalto), não sendo admitida a alegação de força maior ou caso fortuito, mercê da previsibilidade de ocorrência de tais eventos na atividade bancária. Com este entendimento o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Primeira Câmara de Direito Privado proveu em parte um recurso de Apelação, e condenou a instituição bancária a indenizar um cliente os danos morais sofridos.

    De acordo como processo, o gerente de uma loja foi até a agência bancária para realizar um depósito. Ao deixar o carro no estacionamento do banco e subir as escadas que davam acesso à porta giratório, foi vítima de assalto à mão armada.
    Ao julgar o recurso, os desembargadores verificaram que o assalto ocorreu por negligencia do banco, pois a instituição, justamente por lidar com dinheiro em espécie, deve possuir meios que busquem impedir o agir de criminosos, já que o risco de assalto aos clientes é próprio de sua atividade.

    Além disso, o vigilante que se encontrava no interior da agência não agiu quanto ao pedido de socorro do cliente, que lançou o malote na porta giratória, com o intuito de que este fosse direcionado para dentro da loja, e gritou que estava sendo assaltado. Assim, os desembargadores confirmaram que houve negligencia dos vigilantes, que pela ausência de ação, culminaram com culpa na consumação do roubo.

    A instituição bancária foi condenada a indenizar o cliente pelo danos morais sofridos. O valor foi fixado em R$ 10 mil.

    Acórdão que julgou o recurso de Apelação 15881/2017.

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações157
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-e-condenado-indenizar-cliente-vitima-de-assalto-no-seu-estacionamento/504853282

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)