Bar pagará indenização por ter servido bebida a pessoa embriagada
Um bar da Filadélfia foi condenado a pagar uma indenização depois que seus empregados se envolveram num acidente automobilístico. Um dos funcionários se encarregou de conduzir um veículo de uma cliente que tinha consumido bebida alcoólica em níveis acima dos permitidos para dirigir. O funcionário "protetor" acabou batendo o veículo da cliente, causando duas mortes.
O estabelecimento deverá pagar US$ 12.500 em multas e indenização.
O grupo Head's Up, Inc. é proprietário do estabelecimento Lamp Post Inn, em Middletown, onde a motorista falecida parou para beber na noite do acidente. O garçom do bar a serviu a cliente, apesar do estado de "embriaguez óbvia" e, quando ela começou a praticar desordem, um segurança a levou ao automóvel e, em vez de chamar um táxi, se prontificou a conduzir o veículo.
O grupo Head's Up foi acionado judicialmente por não ter treinado seus funcionários corretamente, além de ter servindo bebidas alcoólicas a pessoas "visivelmente embriagaadas", de acordo com a ação. A diretora da empresa, Elizabeth Heddy, fez uma proposta de acordo e se prontificou a pagar as multas e restituir os prejuízos causados.
Em termos de responsabilidade civil, em geral, nos Estados Unidos os estabelecimentos não são responsáveis por atos eventualmente tipificados como crime praticados por seus empregados. Mas quando esses atos acontecerem tendo como origem a relação de emprego ou em decorrência de o empregado estar seguindo instruções de um supervisor, ou seja superior hieráquico, a empresa pode ser responsabilizada pelos danos causados por seus funcionários.
No âmbito criminal, uma emrpesa também pode ser responsabilizada se sua conduta conduzir, ou influenciar, atos com repercussões criminais praticados por seus empregados. No caso do grupo grupo Head's Up, deficiência da companhia no treinamento dos garçons do bar e dos seguranças influenciaram diretamente no resultado danoso, a começar pelo fato de ter sido servida bebida a pessoal já embriagada e, depois, por ter conduzido o veículo da cliente sem as cautelas necessárias.
De acordo com o blog Free Enterprise, dos Estados Unidos, o caso está sendo visto como exemplar para enfatizar a importância do treinamento dos funcipnários que lidam diretamente com o público quanto a procedimentos de segurança. "O único modo para se proteger é ter certeza que seus empregados sabem o que estão fazendo em situações de risco", enfatiza o blog.
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