Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Basegio propõe criação de Política de Conscientização sobre o Lúpus

    O deputado estadual pelo PDT, Dr. Basegio, protocolou um Projeto de Lei para criar políticas públicas específicas de apoio e orientação sobre o lúpus (doença inflamatória crônica com a formação de autoanticorpos, que podem “agredir” o organismo através de inflamação de múltiplos órgãos e sistemas). No PL, o parlamentar trata de questões como a criação de campanhas, orientações psicológicas para pacientes e familiares, tratamento médico e a implantação de um sistema de dados sobre os portadores da doença para detectar os índices e contribuir com estudos e pesquisas sobre o lúpus.

    Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 65 mil brasileiros são portadores de lupus. Rara, a doença pode surgir em qualquer época da vida e não tem cura. Ainda assim, é possível conviver com ela, desde que o paciente siga o tratamento de forma adequada. Dr. Basegio acredita que estabelecer políticas públicas focadas na orientação e apoio é fundamental tanto para os pacientes quanto para os estudos. “A saúde é prioridade em nosso mandato, através desse PL quero melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença e familiares, além de contribuir com os estudos e pesquisas científicas relacionadas ao lúpus. ”, explicou o parlamentar.

    O que é?

    Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.

    O fato é que, no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pelé, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico.

    Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.

    Colaboração: Carlos Eduardo Lando

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/basegio-propoe-criacao-de-politica-de-conscientizacao-sobre-o-lupus/113719831

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)