Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Bauru: Participantes da Pré-Conferência Regional da Defensoria pedem ampliação da atuação na efetivação de direitos humanos

    Publicado por DPSP
    há 15 anos

    Criar comissão formada pela Defensoria e entidades para realizar visitas a penitenciárias para verificar condições de funcionamento, capacitar profissionais da área de educação para atuarem no combate à discriminação e afirmação dos direitos humanos, ampliar a atuação para efetivar direitos humanos, como moradia e saúde, e ampliar a divulgação do serviço prestado pela Defensoria e dos direitos do cidadão por meio de cartazes, cartilhas e palestras foram algumas das 34 propostas apresentadas, em 16/05, pelos participantes da Pré-Conferência da Defensoria em Bauru. O evento tem como objetivo identificar as demandas da população e planejar a atuação da instituição no Estado. As propostas serão levadas para a II Conferência Estadual da Defensoria, a ser realizada em junho deste ano.

    “Houve uma ampla participação de grupos de direitos humanos, o que gerou uma quantidade relevante de propostas nessa área”, afirma a defensora pública Márcia Rossi Coraini, coordenadora da Regional de Bauru da Defensoria Pública.

    Entre os participantes da sociedade civil foram eleitos 5 delegados, que irão representar a região na Conferência Estadual, a ser realizada no Memorial da América Latina, na Capital, entre os dias 26 e 27 de junho deste ano.

    Participaram do evento cerca de 100 pessoas entre representantes da sociedade civil, defensores públicos, entre outros. “A diversidade de grupos da sociedade civil no evento garantiu a representatividade temática das propostas”, conclui a defensora.

    As Pré-Conferências acontecem até o final de maio, em 22 locais onde a Defensoria atua. Para conhecer o calendário completo clique aqui.

    Saiba Mais

    O Ciclo de Conferências, que ocorre a cada dois anos, inicia-se com as Pré-Conferências Regionais, que identificam demandas da sociedade civil de cada região do Estado. Os delegados eleitos nestes encontros regionais levam as propostas aprovadas para a Conferência Estadual. Neste momento, todas as demandas são analisadas, por área temática considerando a viabilidade e a prioridade de implantação. A Conferência conclui seus trabalhos com a aprovação dos parâmetros de atuação da Defensoria que são levados ao Conselho Superior da instituição e irão permitir a revisão do Plano Anual de Atuação.

    O I Ciclo de Conferências foi realizado em 2007 e contou com a realização de catorze Pré-Conferências Regionais e com a I Conferência Estadual. No total, quinhentas e oitenta e oito propostas foram apresentadas e debatidas, divididas em oito grupos de discussão: Criança e Adolescente; Direitos Humanos; Gênero; Habitação, Urbanismo, Conflitos Agrários e Meio Ambiente; Idosos; Igualdade Racial, GLBTT, Questão Indígena; Pessoas com Deficiência; e Situação Carcerária. As propostas fazem parte do Relatório do I Ciclo de Conferências da Defensoria Pública, que servirá como base para a II Conferência Estadual deste ano.

    Coordenadoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa

    imprensa@dpesp.sp.gov.br

    • Publicações130
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações182
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bauru-participantes-da-pre-conferencia-regional-da-defensoria-pedem-ampliacao-da-atuacao-na-efetivacao-de-direitos-humanos/1138611

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)