Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bauru recebe a visita do presidente do TJSP para o projeto "Administração Participativa"

    há 12 anos

    Objetivo do encontro é ouvir juízes da região, identificar problemas e buscar soluções para aprimorar o desempenho no dia a dia de cada comarca

    Vi o fórum e não gostei do que vi, quero modificar isso, disse o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, na visita que fez na última sexta-feira (3), ao fórum de Bauru, referindo-se a um dos prédios que abrigam o Poder Judiciário da comarca. Antigo e com a estrutura sucateada, o fórum dificulta o trabalho de todas as pessoas que precisam ir ao prédio. Além disso, faltam funcionários, retrata o noticiário local. Pilhas de processos estão por todos os lados e, por isso, essa foi a principal reivindicação dos servidores bauruenses.

    No entanto, a visita do TJSP a 3ª Região Administrativa Judiciária não se restringiu aos problemas estruturais da Comarca de Bauru. Questões ligadas às demais comarcas também foram discutidas, como o caso da acessibilidade inexistente no fórum de Piratininga, problemas de viatura em Santa Cruz do Rio Pardo, instalação de vara em Lençóis Paulista, entre outras. Esse é o quarto encontro do projeto Administração Participativa. O primeiro foi em Ribeirão Preto; o segundo, em Santos e o terceiro em Presidente Prudente. Agora foi a vez da 3ª RAJ, que tem Bauru como sede e engloba outras quatro circunscrições judiciárias: Botucatu (23ª); Avaré (24ª); Ourinhos (25ª) e Jaú (33ª). Nessa região vivem de 1.359.198 de habitantes (censo de 2010) e nas comarcas que integram a RAJ trabalham 1.981 servidores e há 868 mil de processos em andamento.

    Nos encontros das RAJs, o presidente se reúne com os desembargadores coordenadores das CJs e com os juízes e conhece in loco e contadas pelos próprios magistrados as dificuldades existentes e as boas práticas adotadas no dia a dia em cada comarca. O projeto é uma iniciativa da Presidência do TJSP para melhorar a eficiência de gestão do Poder Judiciário. Na RAJ de Bauru não foi diferente. Em um primeiro momento, juízes de toda região tiveram a oportunidade de passar diretamente ao presidente as dificuldades que enfrentam para que haja boa prestação jurisdicional e bom atendimento aos cidadãos. Depois da primeira reunião foi a vez de os servidores ouvirem o que tem sido colocado em prática pela gestão que assumiu o Judiciário paulista no início de 2012. Ainda nesse mesmo dia, Ivan Sartori se reuniu com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos Poderes Executivo e Legislativo, das Polícias Militar e Civil e com diversas instituições da localidade.

    Durante todo o dia o juiz diretor da 3ª RAJ, Gilmar Ferraz Garmes, também diretor do fórum de Bauru e titular da 2ª Vara da Família e das Sucessões, acompanhou o presidente Ivan Sartori. Na próxima semana, o magistrado, em conjunto com os juízes assessores da Presidência, buscará opções de locação de imóveis para a transferência do fórum até que o novo prédio, a ser construído pelo sistema de PPP, esteja pronto. Para o presidente Ivan Sartori, a entrega de um local adequado aos jurisdicionados de Bauru é prioridade. Segundo ele, nossa administração é baseada em transparência, diálogo aberto e reforma da estrutura judiciária. Neste último quesito, temos uma situação muito precária em Bauru e consideramos que a licitação por Parceria Público Privada para a construção do novo fórum de Bauru terá êxito.

    Também na próxima semana, os servidores de Bauru terão a oportunidade de receber cursos ministrados pelo Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra). Os cursos acontecem sempre na semana posterior à realização do projeto Administração Participativa.

    Título de Cidadão Bauruense À noite, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, foi agraciado com o título, em sessão realizada na Câmara Municipal de Bauru. O título teve origem em projeto de autoria do vereador José Roberto Martins Segalla. Ao saudar o homenageado, Segalla disse que a Presidência do Tribunal de Justiça conseguiu imprimir dinâmica administrativa ao descentralizar as decisões com a criação das regiões administrativas judiciárias. Assim como o doutor Ivan Ricardo Garisio Sartori orgulha os seus pais e sua família por seus méritos pessoais indiscutíveis, passa a orgulhar também a cidade de Bauru, que o acolhe, o adota e o trata como um autêntico e verdadeiro filho da terra.

    Quando agradeceu a homenagem, o novo cidadão bauruense reconheceu o sucateamento do Judiciário e, sem tecer críticas aos seus antecessores, apontou a incapacidade do Estado em acompanhar o crescimento vertiginoso das cidades e do número de processos. O homenageado ressaltou, ainda, que sua administração está centrada em três pilares: a valorização dos juízes e dos servidores da Justiça paulista, a reconstrução do Judiciário e a transparência.

    A sessão solene, sob a condução do presidente da Câmara Roberval Sakai Bastos Pinto, contou com a presença, entre outros, do prefeito Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, do juiz diretor da 3ª RAJ e diretor do fórum Gilmar Ferraz Garmes; do deputado estadual Pedro Tobias; do 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Irineu Jorge Fava, representando o presidente; do coordenador do Núcleo de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos do TJSP, desembargador Vanderci Álvares; do juiz assessor da Presidência, Marcelo Lopes Theodosio; dos magistrados de Bauru, Jaime Ferreira Menino (2ª Criminal), Rossana Teresa Curioni Mergulhão (1ª Cível), Benedito Antonio Okuno (1ª Criminal), Ana Carla Crescioni dos Santos Almeida Salles (1ª da Família e das Sucessões), Davi Marcio Prado Silva (1ª das Execuções Criminais), Enio Móz Godoy (2ª das Execuções Criminais), Cláudio Augusto Saad Abujamra (3ª Criminal), João Thomaz Diaz Parra (2ª Cível), Mauro Ruiz Daró (3ª Cível), João Augusto Garcia (5ª Cível), André Luís Bicalho Buchignani (6ª Cível), Jayter Cortez Junior (7ª Cível), José Luiz Pereira Andrade (substituto 32ª CJ); Leonardo Menino (juiz de Bariri); Fábio Correia Bonini (1ª Vara de Pirajuí); do coordenador da Defensoria Pública de Bauru, Daniel Guimarães Zveibil; da presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro; do diretor do Deinter-4, delegado Benedito Antonio Valencise; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Bauru, Caio Augusto Silva dos Santos; do delegado seccional de Polícia de Bauru, Marcos Buarraj Mourão; do diretor assessor da Presidência do TJSP, Kauy Carlos Lopergolo de Aguiar; dos vereadores Moisés Rossi (vice-presidente), Marcelo Borges de Paula e Chiara Ranieri Bassetto; do ex-vereador e juiz aposentado Antonio Carlos Garms; vereador Fábio Ricardo Bertin, representando o presidente da Câmara de Lins; do consultor jurídico da Câmara de Bauru, Carlos Gobbi; do promotor de Justiça aposentado Otacílio Garms Filho; do delegado de Polícia Dernival Mauro Inforzato; da defensora pública Ana Paula Zveibil; do diretor da ADPESP Marcelo Alves Firmino; do juiz de casamento do 1º cartório de Registro Civil Arthur Guedes Neto; representantes da OAB, Defensoria Pública, Polícias Militar e Civil e cidadãos bauruenses.

    Comunicação Social TJSP RS (texto) / AC (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3702
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações225
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bauru-recebe-a-visita-do-presidente-do-tjsp-para-o-projeto-administracao-participativa/100020622

    Informações relacionadas

    FÓRUM DE BAURU RECEBE NOVO MOBILIÁRIO

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 4 anos

    Presidência realiza reunião de trabalho na 3ª RAJ - Bauru

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 7 anos

    Bauru recebe prédio da 3ª RAJ, Deecrim e anexo do Juizado da Fazenda Pública

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)