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24 de Maio de 2024
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    BENEFÍCIOS: Valor não sacado em 60 dias é bloqueado pelo INSS

    há 15 anos

    Da Redação (Brasília) - Aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem por meio de cartão magnético e não sacam o benefício 60 dias após a data do crédito ficam impedidos de retirar o dinheiro. É que, por medida de segurança, o banco devolve o valor ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que bloqueia o pagamento até que o segurado procure o Agência da Previdência Social (APS) que mantém seu benefício para regularizar o pagamento.

    O bloqueio é efetuado para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como o saque do valor por terceiro, à revelia do beneficiário. Na folha de abril, o cartão foi opção de 15.197.597 pagamentos, sendo 10.185.319 na área urbana e 5.012.278 na área rural.

    O segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque do benefício, mas requer atenção. Em hipótese alguma, deve se fornecer a senha a terceiros. Como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, tais como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.

    O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca procure ajuda de outras pessoas.

    A modalidade de pagamento com cartão não é conta corrente. Não há tarifa. Além do cartão magnético, há duas formas de recebimento, que são o depósito em conta corrente e o Pagamento Alternativo de Benefício (PAB), por meio de ordem de pagamento.A opção é indicada pelo segurado no momento da requisição do benefício na APS.

    Informações para a Imprensa

    Klecius Henrique

    (61) 2021-5113

    ACS/MPS

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    19 Comentários

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    Minha esposa é aposentada e durante a pandemia não saiu de casa para sacar o beneficio. Quando ele foi sacar descobriu que o INSS pegou de volta todos os pagamentos feitos em 3 meses. Não sabiamos desse procedimento do INSS. Ligamos para o 135 que nos disse que esse caso era para ser resolvido pelo Meu INSS (internet). Isso foi feito (apesar do trablaho que deu). Abri 2 solicitaçoes. Uma para pagamento de beneficio não recebido e outra para reativação de beneficio bloqueado. Isso foi no dia 14/10/20. Hoje, dia 12/11/20, consultei no Meu INSS e os processos estão com mesmo status da época de abertura, EM ANALISE. Já são 4 meses de bloqueio. Liguei para o 135 e a resposta foi simplesmente "aguardar e verificar no meu INSS". Não sei o que fazer. Alguém tem alguma orientação para resolução desse problema? continuar lendo

    O melhor é procurar um advogado da sua confiança e ingressar judicialmente pela demora do INSS. continuar lendo

    Ola Paulo.
    Estou passando pela mesma situação no caso com minha mãe.. Fazendo o isolamento desde março do ano passado ela teve seu beneficio bloqueado por falta de saque.
    Você conseguiu resolver o problema? continuar lendo

    Paulo, vc conseguiu resolver o problema? Obrigada continuar lendo

    Muito obrigado pela explicação... liguei para o telefone 135 e o atendente disse que Eu tinha que pedir desbloqueio e pagamento dos benefícios retidos pelo site Meu INSS e que isso seria resolvido e não tinha opção de agendamento presencial. Isso foi feito em 14/10, mas até agora nada foi resolvido. Status é o mesmo desde a abertura: EM ANÁLISE... já são 5 meses sem pagamento e mais o 13o... não sei mais o que fazer...contratar um advogado resolve? continuar lendo

    Também estou com o mesmo problema, conseguiu resolver? continuar lendo

    Devido a pandemia e grupo de risco , fiquei 3 meses sem sair de casa confinado , e quando fui sacar o meu dinheiro com cartão , fiquei sabendo que o banco tinha devolvido os valores para o Inss e Inss bloqueou . Liguei no tel 135 fiz requerimento para reativação do beneficio . Estou anotando todos protocolos que estou ligando no 135 para consultar , e ja fazem 30 dias que só diem que está em analise . O que fazer, sendo que eu não sabia desse sistema que bloqueava o meu beneficio. Tenho ompromissos para pagar , meus filhos estão me emprestando dinheiro e não sei até quando irão desbloquear minha aposentadoria. continuar lendo

    Bom dia. Luiz. Estou passando essa mesma situação com a aposentadoria da minha mãe.
    Conseguiu Resolver?
    Tem um contato? Talvez conversamos poderiamos nos ajudar.... continuar lendo

    Bom dia Luiz. Estou com o mesmo problema de voces. Eu deveria ter comecado a receber minha aposentadoria por idade em maio de 2020. Eu estava na casa do meu filho que mora na Italia e nao conseguia voltar para o Brasil devido ao lockdown. Quando consegui voltar fui ao banco receber a aposentadoria e fui informada que estava bloqueada para controle de pagamento. Ativei meu cartao e entrei com o pedido no INSS para reativar o beneficio e para pagar os valores nao pagos. Controlo todos os dias e continua em Analise. Daqui a pouco faz 1 ano que nao recebo. Sera que o procedimento que fiz esta correto? Eu sou advogada mas nao estou atuando e de INSS entendo pouco. Voces tiveram alguma resposta. Agradeco se voces puderem dividir esse problema comigo. Obrigado Izabel continuar lendo

    b olá já reativaram seu benedicio, estou na mesma situação continuar lendo

    Inss continuar lendo