Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Bens essenciais ao exercício de empresa de grande porte podem ser penhorados para pagamento de dívida

    Publicado por Correio Forense
    há 4 anos

    Por não se enquadrar no conceito de empresa de pequeno porte, nem de microempresa, nem de firma individual e pela quantidade de bens penhorados, a 8ª Turma do TRF 1ª Região deu provimento ao recurso da Fazenda Nacional para que 32 aparelhos de ar-condicionado e 600 carteiras de uma escola tradicional em Teresina/PI fossem penhorados.

    Ao recorrer da decisão, do Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, a Fazenda Nacional sustentou que a instituição de ensino não faz jus à referida impenhorabilidade, pois não se trata de profissional liberal, nem de microempresa, muito menos de firmas individuais ou congêneres.

    A relatora, juíza federal convocada Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, afirmou que são absolutamente impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício de qualquer profissão.

    Segundo a magistrada, a jurisprudência tem reconhecido a possibilidade de se estender, excepcionalmente, a impenhorabilidade de bens essenciais ao exercício da atividade das pessoas jurídicas; entretanto, somente às instituições de pequeno porte.

    “No caso dos autos, os bens penhorados são indispensáveis ao funcionamento da apelada, escola particular tradicional de Teresina. Porém, não obstante a relevância dos serviços educacionais por ela prestados, não se enquadra no conceito de empresa de pequeno porte nem de microempresa nem de firma individual, conforme se verifica pela quantidade dos bens penhorados: 32 aparelhos de ar-condicionado e 600 carteiras escolares. Portanto, não se enquadra à exceção acima”, concluiu a relatora.

    A decisão do Colegiado foi unânime.

    Processo nº: 2005.40.00.001351-2/PI

    Data de julgamento: 02/09/2019
    Data da publicação: 11/10/2019

    LC

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    #bens #essenciais #penhora #empresa #dívida

    Foto: divulgação da Web

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bens-essenciais-ao-exercicio-de-empresa-de-grande-porte-podem-ser-penhorados-para-pagamento-de-divida/779025396

    Informações relacionadas

    Andréia Fistarol, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Manifestação - Impugnação a Alegação de Impenhorabilidade de Bem de Família

    Bruno Pamponet Kuhn Pereira, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Manifestação contra impugnação

    Pedro Henrique Keller, Estudante de Direito
    Artigosano passado

    Exceção de pré-Executividade Trabalhista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)