Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Bianchini protesta contra nota do SENGE-RS sobre a Lei Kiss

    O deputado Bombeiro Bianchini (PPL) protestou contra nota divulgada na Rádio Gaúcha pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul - SENGE/RS. O sindicato acusa que as alterações na legislação de prevenção e proteção contra incêndios (Lei Kiss) colocam em risco a população. Afirma ainda a nota "ao permitir a ação de leigos na elaboração dos PPCIs (Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios) agrava a insegurança vigente na época da tragédia" .

    O parlamentar tachou a nota de irresponsável: "Não é verdadeira! As alterações aprovadas na Assembleia Legislativa nada mudaram em relação à confecção do PPCI, que continua sendo de inteira responsabilidade de engenheiros e arquitetos. O que mudou, sim, foi a desburocratização da legislação, isentando os locais de baixo risco de incêndio dos altos encargos impostos pela legislação anterior, inclusive da exigência de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para regularização e a cada renovação de alvará", disse o deputado.

    Bianchini, que é bombeiro militar inativo e atuou na corporação por 25 anos, afirma que as mudanças favorecem a sociedade como um todo, e não uma classe profissional: "Com a legislação anterior, criaram uma verdadeira indústria de alvarás, penalizando pequenos estabelecimentos como armazéns, bolichos, lancherias, pequenas lojas comerciais, entre outros. A Assembleia corrigiu uma verdadeira exploração imposta aos pequenos empreendimentos. Esta foi a grande modificação", finalizou.

    Lei de Prevenção e Proteção Contra IncêndiosNa tarde de 30 de agosto os deputados da Assembleia gaúcha aprovaram o projeto de lei complementar 76/2016, alterando a Lei 14.376/2013, conhecida como Lei Kiss. O projeto previa alterações quanto às normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco no Estado objetivando a efetiva implantação da Lei e para agilizar a liberação de alvarás para edificações de baixo e médio risco de incêndio. Não houve alterações relativas a edificações com risco alto.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bianchini-protesta-contra-nota-do-senge-rs-sobre-a-lei-kiss/384120948

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)