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20 de Junho de 2024
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    Birigui recebe seminário “Caminhos para a exportação”

    há 10 anos

    O Sebrae-SP, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), realizou em Birigui um seminário sobre exportação para empresários do setor calçadista, no dia 18 de novembro. Thiago Alexandre Brandão Farias, consultor de comércio exterior, falou sobre os principais desafios e cuidados que os empresários devem ter para internacionalizar suas empresas, além de mostrar ferramentas de acesso ao mercado externo. Na oportunidade, ele também antecipou informações sobre o programa “Exporta fácil”, que será lançado em dezembro, em São Paulo, e que visa auxiliar os empresários sobre o assunto com cursos online, aplicativos para celulares, missões, encontros empresariais, entre outros.

    “Menos de 10% das empresas têm preparo para atender as necessidades do mercado internacional. Antes de começar a exportar, o empresário precisa verificar se o produto está adequado ou de acordo com as exigências do país importador. No caso de calçados por exemplo, se a empresa pretende vender para países frios, deve buscar saber se o calçado precisa de uma costura ou sola reforçada por causa da neve”, explicou Farias. A parte burocrática da empresa também merece atenção, o consultor orientou que é preciso estar em dia com todos os documentos, além de obter conhecimento sobre os principais parceiros que vão facilitar a vida do exportador, como por exemplo uma comercial exportadora ou um despachante aduaneiro.

    Os fatores culturais também foram pontos destacados. “Se a empresa pretende vender um produto para uma empresa americana, ela precisa saber que eles compram qualquer coisa desde que o prazo e o preço estejam de acordo com o que eles querem. O que prometer tem que entregar e caso não cumpra prazo de entrega, paga-se multa. Em caso de negociações com árabes, mesmo que seja um encontro numa feira, nunca tocar as pessoas com a mão esquerda, pois eles a consideram impura. No caso de mulheres a realizar a negociação, os cabelos devem estar cobertos em demonstração de respeito à cultura deles”, detalhou o especialista. As empresas que participaram do seminário também puderam agendar consultoria individual no dia seguinte ao evento.

    Parceria para ampliar as possibilidades de negócios

    No próximo ano, o Alibaba.com, maior site de encontro de negócios do mundo, terá um facilitador no Brasil, em parceria com o Sebrae, que ensinará como usar a ferramenta para alavancar vendas para o exterior. Para vender por meio do site existe um custo, com a parceria firmada o Sebrae indicará empresas brasileiras para fazerem parte do site gratuitamente. Para obter mais informações sobre o assunto, o interessado pode entrar em contato pelo 0800 570 0800.

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