Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Bispo de Campo Maior recebe título de cidadania

    A Assembléia Legislativa realizou hoje (17) pela manhã sessão solene especial para entregar o Título de Cidadania Piauiense ao bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski, que é natural da Polônia e reside no Brasil desde 1980. O projeto para concessão do título é de autoria do deputado Wilson Brandão (PSB).

    A entrega do título de Dom Eduardo foi prestigiada pelo prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), que é campomaiorense; pelo ex-presidente da Assembléia Legislativa Jesualdo Cavalcante pelo monsenhor Paulo Mateus, vigário geral de Campo Maior; além de dezenas de lideranças religiosas das paróquias da região Norte do Estado.

    Ao saudar dom Eduardo, o deputado Wilson Brandão disse que a concessão de um título de cidadania piauiense representa o reconhecimento deste poder legislativo estadual a alguém que, merecidamente, prestou ou presta relevantes serviços em uma terra que adotou como sendo sua.

    Para o deputado Wilson Brandão, todos nós estamos nesse mundo para cumprir uma missão e a ela devemos nos dedicar para sabermos o quão é importante à presença de cada um de nós na sociedade. O caminho do homem é no sentido de fazer o bem, de buscar a felicidade; de gozar os frutos do trabalho, pois o trabalho é o destino do homem.

    E continuou o deputado Wilson: E foi esse destino que trouxe o reverendíssimo dom Eduardo Zielski para o Brasil, em 1980, já estando em nosso meio por exatos 30 anos. Passou pelas paróquias do Cristo Rei, em Blumenau _ SC; Santo Antônio de Pádua, em Ibimirim PE; Nossa Senhora da Saúde, em Tecaratu PE e, finalmente, nomeado bispo de Campo Maior em 02 de fevereiro de 2000..

    Dom Eduardo nasceu na cidade de Brodnica, na Polônia, em 12 de fevereiro de 1947, onde realizou seus estudos de filosofia e teologia no seminário maior de Pelplin-Polônia, tendo sido ordenado padre em 21de maio de 1972.

    No final o deputado leu uma carta do arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, parabenizando dom Eduardo pelo título e comunicando que não poderia comparecer ao evento.

    Já Dom Eduardo, ao usar da palavra, fez um longo e emocionado discurso no qual aproveitou para pregar aos deputados alguns ensinamentos da religião católica, especialmente os relacionados à elaboração das leis. Disse ele:

    O meu coração está repleto de sentimentos de gratidão pelo título honroso que estão me outorgando. Sou padre, estrangeiro, polonês. Desde 1980 vivo no Brasil. Nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 07 de maio de 2000 cheguei ao Piauí para me tornar segundo bispo da diocese de Campo Maior... Agora queria dirigir uma palavra especial a vocês que têm a delicadíssima tarefa de formular e aprovar as leis: uma tarefa que aproxima o homem de Deus, Legislador Supremo de quem em última análise toda lei adquire validade e obrigatoriedade. É precisamente a isto que se quer aludir quando se afirma que a lei positiva não pode contradizer a lei natural.

    • Publicações7608
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bispo-de-campo-maior-recebe-t-xed-tulo-de-cidadania/2124049

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)