Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    BNDES reduz custos de financiamento a bens de capital

    O BNDES promoveu forte diminuição nos custos das linhas de financiamento destinadas à exportação, aquisição e produção de bens de capital.

    Nas operações de financiamento à aquisição e produção de bens de capital dos produtos FINAME, FINEM, BNDES-Automático (inclusive máquinas rodoviárias e ferroviárias, os programas Provias e Caminho da Escola, além do Finame Agrícola e Leasing) a taxa de juros será fixa e reduzida para 4,5% (até 31 de dezembro de 2009). Isso representa uma queda de 56% na taxa final média, que é atualmente de 10,25% ao ano (incluindo spread de risco e spread do BNDES).

    Os financiamentos a ônibus e caminhões (excluindo o programa Procaminhoneiro, que contará com condições diferenciadas), com participação de até 80% do BNDES, terão juro fixo de 7% ao ano (também até 31 de dezembro de 2009), com redução de 32% na taxa final, hoje de 10,25% ao ano em média.

    Os financiamentos à exportação de bens de capital, no âmbito do BNDES-exim Linha Pré-embarque, terão redução de 62% na taxa final, passando dos atuais 12,05% ao ano, em média, para 4,5% ao ano fixa.

    Também os financiamentos à exportação de bens de capital do BNDES-exim Linha Pós-embarque caíram da Libor mais 5% ao ano (considerando uma taxa de risco média de 3%) para Libor mais 3% ao ano – uma queda de 25% na taxa final do empréstimo.

    Refinanciamento - Entre as medidas adotadas pelo BNDES, destaca-se também a criação do Programa Especial de Refinanciamento de Operações Ativas dos Agentes Financeiros ao Setor de Bens de Capital (Refin-BK).

    O Refin-BK contemplará empresas dos setores de fabricação de máquinas e equipamentos, inclusive ônibus e caminhões, e empresas de transporte rodoviário de carga.

    O novo programa permitirá o refinanciamento de prestações vencidas e não pagas nos últimos quatro meses, contados retroativamente a partir do mês de encaminhamento da solicitação ao BNDES. O Refin-BK permitirá também o refinanciamento, em sua totalidade, de prestações vincendas das empresas dos setores contemplados.

    Cada cliente poderá realizar no máximo um refinanciamento por operação e o prazo de alongamento da dívida será de até 12 meses, incluindo até 6 meses de carência, a contar da data da formalização do refinanciamento.

    As condições financeiras do Refin-BK serão as mesmas dos contratos dos financiamentos originais. Os pedidos de refinanciamento deverão ser protocolados no BNDES até 31 de dezembro de 2009.

    • Publicações2496
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bndes-reduz-custos-de-financiamento-a-bens-de-capital/206520789

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)