Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Bobinas de papel térmico para ECF terão novas regras a partir de 1º de outubro

    A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) alerta aos contribuintes que os estoques atuais de bobinas de papel térmico para uso em equipamentos Emissores de Cupom Fiscal (ECF) têm prazo limite de aproveitamento. A partir de 1º de outubro, as bobinas só serão admitidas pela Receita Estadual se forem produzidas por fabricante devidamente credenciado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e mediante análise prévia feita por órgão técnico habilitado pelo Confaz. Com o novo sistema a durabilidade do cupom fiscal deverá ser de pelo menos cinco anos.

    A medida atende ao Ato Cotepe/ICMS nº 04/10, que especifica as condições mínimas para a fabricação das bobinas. O supervisor de Varejo da Gerência Fiscal da Sefaz, Mauro Deserto Braga, explica que a alteração para a bobina térmica está prevista no artigo 661 do Regulamento do ICMS (RICMS).

    Segundo ele, o novo sistema amplia a durabilidade dos cupons fiscais, possibilitando a conservação por pelo menos cinco anos após a impressão, se forem atendidas as condições de manutenção e guarda previstas na nova norma.

    Para atender aos contribuintes em todo o Brasil, foram credenciados, até o momento, um órgão técnico - o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) -, que fará a análise da qualidade do papel; oito fabricantes de papel, entre empresas nacionais e multinacionais; e dezenas de fabricantes de bobinas, responsáveis pela conversão do papel homologado em bobinas utilizadas pelos ECF.

    ?Quando for comprar a bobina, o comerciante deve obter informações com o fornecedor a respeito do credenciamento do fabricante no Confaz. Tem que exigir o ato de credenciamento da Cotepe/ICMS conferido ao fabricante da bobina de papel térmico para as novas aquisições?, destaca Mauro Braga.

    Ele acrescenta que, a partir de 1º de outubro, todos os usuários de ECF precisarão utilizar as bobinas térmicas devidamente adequadas à nova exigência. ?Os maiores beneficiários desta medida serão os consumidores finais, que passarão a contar com garantias de que os seus cupons fiscais, impressos nas novas bobinas, e desde que devidamente armazenados, vão se manter e ficarão legíveis por pelo menos cinco anos, conforme estabelece a norma?, salienta o supervisor de Varejo.

    Os elementos exigidos nas novas bobinas térmicas estão previstos no Artigo 5º do Ato Cotepe/ICMS nº 04/10, que pode ser conferido aqui.

    Informações à Imprensa:

    Assessoria de Comunicação/Sefaz

    Maíra Piccin

    Tel.: 3636-3877/ 9746-9479

    mpiccin@sefaz.es.gov.br

    • Publicações845
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1684
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bobinas-de-papel-termico-para-ecf-terao-novas-regras-a-partir-de-1-de-outubro/2777385

    Informações relacionadas

    Bobina de papel térmico para ECF deve obedecer a novas especificações - Cupom fiscal com durabilidade de 5 anos facilita a vida do consumidor para garantia do produto.

    Talita Moia Advogada, Bacharel em Direito
    Artigoshá 5 anos

    Comprovante apagado pelo tempo pode ser obtido grátis

    Alynne Nunes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Os juízes seguem a jurisprudência?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)