Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil compartilha experiência em cooperativas

    Em Congresso na França, secretário de Economia Solidária demonstra como as cooperativas de trabalho promovem a geração de emprego e renda com inclusão social

    há 11 anos

    Brasília, 13/11/2012 O secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer, levará à França a experiência brasileira com cooperativas de trabalho. Singer participará do Congresso Francês de Cooperativas de Trabalho, que será realizado amanhã e sexta-feira (15 e 16), em Marselha.

    Singer vai mostrar, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria, de que forma o país promove a economia solidária como instrumento de inclusão produtiva de pessoas em situação de extrema pobreza.

    No Brasil, as cooperativas de trabalho são um importante instrumento para a preservação de valores como geração de trabalho e renda, além de inclusão social. Neste ambiente, há espaço para incrementar atividades de produção, de comercialização, de consumo e de crédito e finanças solidárias, beneficiando comunidades carentes e segmentos específicos, como de mulheres, jovens, quilombolas e catadores de materiais recicláveis. A gestão participativa dessas iniciativas, também conhecida como autogestão, é uma característica central da economia solidária e contribui para a emancipação das pessoas associadas, reforça o secretário.

    Um dos pilares da economia solidária, as cooperativas representam espaço para a convergência de interesses e dos objetivos dos trabalhadores. Pelo modelo cooperado, incentiva-se a propriedade coletiva de bens, a partilha dos resultados e a responsabilidade solidária. Desde a publicação da Lei das Cooperativas de Trabalho do Brasil (nº 12.690), de 12 de julho de 2012, os trabalhadores associados a essas entidades passaram a contar com direitos garantidos pela Constituição Federal.

    Pronacoop As cooperativas de baixa renda que não dispõem de recursos suficientes para assegurar aos seus sócios direitos e garantias constitucionais contam com o auxílio do Programa Nacional de Fomento às Cooperativas de Trabalho (Pronacoop), instituído pela nova legislação. É nosso compromisso obter para os cooperados de baixa renda benefícios tributários já concedidos aos autônomos individuais e uma elevação do valor de seus produtos e serviços mediante formação e assistência técnica e sua inserção no sistema de comércio justo e solidário, afirma Singer.

    Assessoria de Comunicação Social MTE

    (061) 2031-6537 acs@mte.gov.br

    • Publicações6178
    • Seguidores632602
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-compartilha-experiencia-em-cooperativas/100184150

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)