Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Brasil tem 2 empresas na lista das 50 maiores poluidoras do mundo

Publicado por Gm M.
há 11 anos

Cinquenta das 500 maiores companhias do mundo cotadas na bolsa são responsáveis por liberar na atmosfera quase 75% das emissões de gases de efeito estufa do planeta, mostra relatório divulgado na quinta-feira passada (12).

O Brasil tem duas empresas na lista das maiores poluidoras: a Petrobras, no setor de energia, e a Vale, no setor de materiais, destaca o documento da Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização independente especializada no reporte climático das empresas.

Juntas, o grupo das 500 empresas liberaram 3,6 bilhões de toneladas métricas de CO2 nos últimos quatro anos, uma queda de 14% nas emissões desde o último relatório.

Leia também: Relatório lista as empresas mais poluidoras do mundo

Por outro lado, as 50 maiores poluidoras desse grupo - que operam, principalmente, nos setores de energia, de petróleo, de cimento, de metalurgia, e de mineração - emitiram 2,54 bilhões de toneladas métricas desde 2009. Só esse aumento de 1,7%, sem contar as emissões indiretas, corresponde a poluição de mais de 8,5 milhões de caminhões nas ruas.

"Os maiores emissores, que geram o maior impacto em termos de emissões mundiais e, portanto, representam a maior possibilidade de mudança em grande escala, devem fazer mais para reduzir suas emissões", considera o organismo, que elabora seus dados para investidores.

O CDP não fornece a classificação dos 50 principais emissores, mas pública os nomes e os países: 16 destas empresas são norte-americanas, seis são do Reino Unido e cinco vêm do Canadá, da França e da Alemanha.

Com dois representantes, estão Espanha, Japão e Suíça, além do Brasil, e aparecem com uma companhia na relação Austrália, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, África do Sul e Coreia do Sul.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/editorias/sociedade/denuncia/6720-brasil-tem-2-empresas-na-lista-das-50-maiores-poluidoras-do-mundo

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5962
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-tem-2-empresas-na-lista-das-50-maiores-poluidoras-do-mundo/111904504

Informações relacionadas

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 5 anos

Quais os principais crimes cometidos por empresas no Direito Ambiental?

Izidório Cardoso, Advogado
Artigoshá 8 anos

Um olhar crítico sobre a Teoria Agnóstica da Pena - Zaffaroni

Camila Vaz, Advogado
Notíciashá 8 anos

Chocolate, páscoa e trabalho infantil: Conheça as sete marcas de chocolate que utilizam trabalho escravo infantil

Luisa Bisceglia, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Poluição e contaminação ambiental: a extração de petróleo e seus reflexos no meio ambiente

Agência Brasil
Notíciashá 15 anos

Indústria foi o setor que mais contribuiu para poluição do meio ambiente

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sou da empresa RDG Eco Finance, empresa do setor de sustentabilidade que tem konw how em crédito de carbono- CPR verde, detemos o processo desde da área verde preservada até o registro na B3. Hoje temos milhares de ton de credito de carbono estocados na B3 (Bolsa de valores). A CPRv é um ativo financeiro e serve para compesar CO2 emitido apagando as pegadas de carbono, para pagamentos de multas ambientais, consolidação de capital social, garantias bancarias e aumento de basiléia.
Josué Silva Santos - www.rdgecofinance.com - josue.silva_rep@rdgecofinance.com continuar lendo