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5 de Maio de 2024
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    Brasileiros reclamam de atrasos em compras on-line internacionais

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 12 anos

    Atraídos por preços convidativos ou raridades em sites internacionais, brasileiros que fazem pequenas compras em lojas on-line do exterior compartilham meses de espera por suas encomendas. Uma enquete criada em julho por um blog de colecionadores no Facebook (veja aqui) conta com 470 respostas de pessoas que enfrentam atrasos de mais de 90 dias em entregas, sendo que 223 participantes esperam há mais de 120 dias por suas encomendas. Muitos usuários nem sabem onde elas podem estar paradas, já que o frete mais econômico geralmente não permite rastrear o pedido.

    O escritor e roteirista de histórias em quadrinhos Celso Menezes, de 34 anos, aguarda dez encomendas feitas na Amazon americana entre janeiro e fevereiro. Acostumado a comprar livros e desenhos que servem de referência para seu trabalho, ele conta que chegou a perder um projeto por não ter recebido um material pedido na loja on-line americana. "Isso causa transtornos porque preciso de alguns materiais para trabalhar, que não existem no país", afirma o escritor. Entre as encomendas está uma edição do filme Gettysburg enviada pelo site no dia 17 de janeiro. "E nada até agora."

    O frete sem rastreamento é a opção de compra adotada por Lucio Pozzobon, de 20 anos, para economizar com filmes e CDs comprados em sites internacionais. "Tenho comprado Blu-Ray porque lá é mais barato. Por exemplo, alguns filmes são lançados aqui por R$ 69 e lá você consegue comprar por R$ 25 com impostos, sem considerar o valor do frete", diz o estudante universitário de Santa Maria (RS), que ainda espera por pedidos realizados em dezembro do ano passado e em março deste ano. Um dos CDs encomendados em janeiro chegou em sua casa na última sexta-feira (31). "Foram sete meses de espera para a entrega de um CD", conta o estudante. Os atrasos em compras on-line internacionais motivaram Rayan Barizza, de 28 anos, a protestar via internet. Em meados de abril, o estudante de Ribeirão Preto (SP) criou uma petição on-line (acesse aqui) que reúne mais de 14 mil assinaturas.

    Barizza afirma que a petição não tem valor legal, mas foi criada como uma forma de protesto e encaminhada a diversos órgãos públicos como Receita Federal, Correios, Corregedoria Geral da Fazenda e Ministério Público Federal. "Os Correios informaram que não são responsáveis pelos atrasos e a Ouvidoria do Ministério da Fazenda respondeu com um protocolo de atendimento, agradecendo a participação", conta.

    "As encomendas devem estar paradas em algum lugar, aguardando a boa vontade dos auditores para liberação", afirma o estudante, que não deixou de fazer compras internacionais por conta dos atrasos. "Hoje estou esperando por um teclado para tablet, um fone de ouvido Bluetooth, uma pilha recarregável e uma película protetora de celular", conta Barizza.

    Volume de encomendas triplicado A Receita Federal e os Correios informam que o aumento do volume de importações - motivado especialmente pelo comércio eletrônico - chegou a provocar lentidão na liberação de encomendas, mas afirmam que não há mais atrasos nas liberações desde junho.

    No Centro de Tratamento do Correio Internacional (CTCI) de Curitiba (PR), que recebe encomendas internacionais de até dois quilos (classificadas como "petit paquet"), o volume de 300 mil encomendas por mês, em 2010, aumentou para mais de 1 milhão desde junho do ano passado, informa a inspetora-chefe da Inspetoria da Receita Federal em Curitiba, Cláudia Regina Thomaz.

    "Certamente as vendas via internet ajudaram a elevar o petit paquet", diz Cláudia. "Houve um período - entre dezembro do ano passado e junho deste ano - em que a chegada das encomendas na fiscalização e a tributação levava de 45 a 50 dias. Mas hoje estamos trabalhando com encomendas do dia. Na minha avaliação estamos com a situação controlada", explica.

    No primeiro semestre deste ano, os Correios observaram um crescimento de 30% nas encomendas internacionais em relação ao mesmo período do ano passado, informa o vice-presidente de negócios dos Correios, José Furian Filho."De 2009 pra ca já percebemos um crescimento forte dessas compras de fora do Brasil", observa.

    Embora o volume de pequenas encomendas tenha mais do que triplicado nos...

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    Enviar Soluções, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    O atraso na entrega dos Correios gera direito à indenização por dano moral?

    2 Comentários

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    Bom as minhas compras fora no Brasil. Sou do RJ Capital, local de acesso facil e antigamente, compras por PAC, feitas na capital de SP, chegavam em 3, 5 dias uteis, e Sedex entre 2 e 3 dias uteis, mas nao raro, se o vendedor postasse pela manha, no dia seguinte estava recebendo pelo Sedex. Isso, tempos atras... Fiz uma compra em SP, postada dia 11 de abril, dia 13 ja estava na unidade operacional RJ encaminhado para unidade de distribuicao, isso levou uns 5 dias, ai, aparece a unidade de distribuicao devolvendo para unidade operacional isso no dia 19 de abril e nunca mais teve alteracao, hoje, 4 de maio.... e ninguem sabe dizer nada... reclamacoes, segundo o vendedor ja foram feitas, e eu com meu valor prezo, mais de dois mil reais, precisando do produto e nada. o vendedor teme que os correios entregue caso ele devolva o valor ou envie outro produto... mesmo dizendo que se me entregarem eu devolvo.. fazer o que, a gente tem q confiar na hora de comprar, mas nao recebemos o mesmo tratamento caso de algo errado... fato que paguei por cartao, se devolverem o valor sera na fatura do cartao, entrara na fatura do mes que estiver aberta, a de maio ja fechou entao so entraria na fatura de junho e so depois eu poderei comprar novo produto, devido ao limite do cartao, e ai esperar outra vez e torcer para que dessa 2a vez essa empresa que parece ter o monopolio no Brasil e ninguem se moviementa para mudar isso... enfim. uma compra que deveria estar nas minhas maos la pelo dia 15/18 de abril, devo, pois eh, devo receber em julho, se tudo correr bem... lamentavel. E todo mundo acha normal, nao fica preocupado, qq coisa devolvemos seu dinheiro, mas que faz uma compra para nao receber o produto, para receber o valor de volta. E se a compra foi numa promocao e o valor do reembolso nao comprar mais o produto? E esse tempo todo de espera para poder comprar outra vez, esse tempo todo, onde esta o dinheiro? Sera que em alguma aplicacao financeira? Na minha conta eh que nao esta. Recorre seja onde for, deveria nos garantir o valor devidamente corrigido, dentro das aplicacoes do mercado, uma multa para quem nao cumpriu suas obrigacoes alem de todos os custos que essa ação possa ter... porque se quem abrir a ação tiver de pagar os custos, nao vale a pena. continuar lendo

    Retrocesso: essa é a palavra que resume bem o Brasil de alguns anos para cá, incluindo aí, tecnologia, civilidade, eficiência e responsabilidade. Verdade seja dita, quem nasceu pra ser colônia de exploração nunca chegará a primeiro mundo. Essa pátria nossa é uma vergonha! continuar lendo