Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Breves comentários sobre a Advocacia Preventiva e o Direito Médico

    Publicado por Luciana Pimentel
    há 4 anos

    Hoje um papinho rápido sobre o ponto em comum entre toda e qualquer atividade de prevenção inclusive na prevenção dentro do Direito Médico- a perspectiva de melhores resultados, menos riscos e menores custos, maior controle.

    🟣

    Em regra, o advogado só é procurado quando o médico é denunciado num processo ético ou em uma ação civil e/ou criminal.

    🟣

    No entanto, manter uma assessoria jurídica preventiva num primeiro momento pode evitar esses tipos de processos, num segundo, é a verdadeira garantia dos melhores recursos para defesa dos direitos do médico.

    🟣

    É a assessoria jurídica que responde prontamente as demandas dos pacientes, das clínicas, analisa as rotinas, o processo do atendimento médico, orientando, redigindo e avalizando os documentos utilizados nestes atendimentos, monitorando situações antes que se tornem processos, elaborando contratos de prestação de serviços, termos de consentimento, mantendo e protegendo a imagem do profissional e da clínica.

    🟣

    É necessário conhecer os riscos jurídicos da atividade, ainda mais diante de situações de emergência como as demandadas pela pandemia, além do impulsionamento das redes sociais que muitas vezes conflitam com o próprio código de ética médica, além dos limites e cuidados quantos à telemedicina e suas repercussões.

    🟣

    O profissional medico esta sujeito à responsabilidades que vão desde as questões que tramitam perante a justiça cível, onde se analisa a culpa, ou seja, imprudência, negligência e possível imperícia de sua conduta, até a responsabilidade que apura crime previsto no Código Penal, que vão desde a lesão corporal até homicídio culposo, além da apuração e avaliação da conduta médica administrativamente pela Conselho Regional de Medicina em que o profissional, julgado neste âmbito por seus pares, pode vir a sofrer desde uma advertência ate a cassação do seu registro.

    🟣

    O profissional especializado em Direito Médico entende os direitos e os deveres, vinculados às questões jurídico-legais, dos profissionais e instituições de saúde para prevenção ou defesa em ações judiciais e tem um papel fundamental nesse cenário de proteção jurídica especialmente quanto à prevenção.

    • Sobre o autorDireito Médico e da Saúde
    • Publicações71
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/breves-comentarios-sobre-a-advocacia-preventiva-e-o-direito-medico/1102960785

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)