Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    BUJARU: Operação realizada pelo MP e Polícia Civil apreende documentos e computadores

    Ação Cautelar com pedido de liminar requerida pelo Ministério Público do Estado (MPE) foi deferida pela juíza de direito Edilene de Jesus Barros Soares determinando busca e apreensão de documentos e computadores na prefeitura municipal e secretarias no município de Bujaru, nordeste paraense localizado a 80 quilômetros da capital Belém. A operação foi deflagrada na madrugada desta quinta (17) de forma conjunta pelos agentes do Grupo de Prevenção e Repressão as Organizações Criminosas (Geproc) do Ministério Público estadual e por agentes do Grupo de Pronto Emprego da Polícia civil (GPE). Com participação dos promotores de justiça, Laércio Guilhermino de Abreu e Bruno Beckembauer Sanches Damasceno da promotoria de justiça em Bujaru. Com a operação Bujaru já somam cinco as operações realizadas pelo Geproc/MP junto a prefeituras no interior do estado nos últimos o dois anos. Era imprescindível diante do relatório da Controladoria Geral da União (CGU) a imperiosa necessidade de realizar a busca e apreensão de todos os processos de licitação dos anos 2010/2012, de todo os documentos, agendas, anotações, contratos, notas de empenho e outras notas de qualquer natureza, bem como a apreensão de todos os computadores da prefeitura de Bjuaru, disse o promotor de justiça Láercio Abreu. A situação é crítica o relatório da CGU cuja fiscalização foi realizada em outubro de 2011 no município, revela apenas uma amostra de desmandos e malversação de recursos públicos praticados pelo gestor do município e secretários municipais notadamente os que respondem pelas pastas da Educação, saúde, assistência social e Administração, disse o promotor de justiça e coordenador do Geproc, Milton Luiz Lobo Menezes. O relatório da CGU concluiu por irregularidades em licitações, compras diretas, notas fiscais, entre outras e foi envido à Procuradoria-Geral de Justiça e à Promotoria de Justiça do município e o resultado foi a concretização da operação Bujaru. O Ministério Público, através do Geproc, agora vai periciar os documentos e equipamentos apreendidos e levantar o montante de recursos que foram desviados em processo licitatórios e do Fundo de Desenvolvimento da Educação básica (Fundeb), disse o promotor Menezes. Veja aqui fotos da operação e do material apreendido. Texto: Edson Gillet (Assessoria de Imprensa)

    Fotos: Nair Araújo (graduanda em jornalismo) e Geproc

    • Publicações4994
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações201
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bujaru-operacao-realizada-pelo-mp-e-policia-civil-apreende-documentos-e-computadores/3122703

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)