Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Burocracia é o que atrasa o processo, diz CNJ

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 13 anos

    Cerca de 70% do tempo da tramitação dos processos na Justiça brasileira é gasto com atos cartorários, como autuações e juntadas, comunicações processuais, numeração, certificações, entre outros. O dado foi apresentado nesta segunda-feira (6/12) pelo integrante do Conselho Nacional de Justiça Walter Nunes, durante o 4º Encontro Nacional do Judiciário , que acontece no Rio de Janeiro. O problema crônico do Judiciário é a burocracia", afirmou o conselheiro. Em sua apresentação, Walter Nunes abordou a importância do processo eletrônico para combater a morosidade na Justiça. O processo eletrônico é a grande revolução do modelo de prestação jurisdicional e resolve todos esses problemas relacionados à burocracia, afirmou.

    De acordo com o conselheiro, não se trata apenas da transformação do papel em processo eletrônico, mas da adoção de um sistema operacional de automação do serviço jurisdicional." O processo eletrônico significa o funcionamento 24 horas do Poder Judiciário ", relatou Walter Nunes. Uma das tarefas importantes para que se conclua a implantação do processo eletrônico é o prévio credenciamento das partes junto aos órgãos de Justiça." Quando alguém ou uma empresa se cadastra no processo eletrônico, está autorizando o Judiciário a fazer a comunicação por via eletrônica ", explicou.

    Outro avanço destacado pelo conselheiro é o uso do sistema audiovisual em audiências judiciais, o que já é realidade em algumas varas de Justiça do país. O Código de Processo Penal regulamenta o interrogatório e inquirição de testemunhas por meio da videoconferência. Segundo o conselheiro, uma vez adotado o sistema audiovisual, não será mais necessária a transcrição dos depoimentos. As informações são da Agência CNJ.

    Fonte: Consultor Jurídico

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/burocracia-e-o-que-atrasa-o-processo-diz-cnj/2498613

    Informações relacionadas

    Renan Feitosa, Advogado
    Artigosano passado

    Burocracia, mecanismo de segurança ou atraso social?

    Arruda Nunes Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Decreto-lei 200/67 e a tentativa de superação da burocracia no Brasil.

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    10. Burocracia e Eficiência Administrativa

    Correio Forense
    Notíciashá 15 anos

    Governo adota novas medidas para diminuir a burocracia na administração pública

    Ana Flávia  Machado de Oliveira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Políticas públicas e sua importância na efetivação de direitos fundamentais.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)