Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Cabral dá posse ao novo procurador geral de Justiça

    há 15 anos

    Por Guedes de Freitas

    O governador Sérgio Cabral participou da posse do novo procurador geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Soares Lopes, nesta sexta-feira (16/1). A cerimônia foi realizada no auditório da Procuradoria, na Avenida Marechal Câmara 370, centro do Rio. Lopes foi o mais votado em eleição realizada no dia 8 de dezembro de 2008, obtendo 321 votos na disputa com mais oito candidatos. Confirmado por Cabral no dia 5 de janeiro deste ano, Lopes dirigirá o Ministério Público no biênio 2009/2011, em substituição ao procurador Marfan Vieira.

    Em seu pronunciamento, Cabral primeiro elogiou Marfan Vieira, a quem, em 2007, também escolheu da listra tríplice que é apresentada ao governador a cada eleição no MP. E, conforme pleito da categoria, optou pelo mais votado.

    - Só posso dizer o quanto foi profícua a nossa relação, de independência, mas de enorme compromisso com a sociedade fluminense, e quantos gols fizemos no combate à imoralidade pública, no combate à corrupção, no combate ao abuso na área da segurança pública e o quanto isto resultou de bom para a sociedade - afirmou o governador.

    Despedindo-se de quem considera um amigo e saudando outro que chega, Cabral aposta numa convivência igualmente harmônica e independente do Poder Executivo com o novo procurador geral de Justiça. O governador também sugeriu a Lopes consultar-se com seus subalternos sempre que tratar de assuntos mais espinhosos.

    - Como falei ontem, durante formatura de quase 700 policiais em Sulacap, aos oficiais da Polícia Militar: a hierarquia não é sinônimo de desrespeito ao subordinado. Pelo contrário, quanto mais correto for com os subordinados mais você o conquista - aconselhou.

    Carioca, 45 anos, casado e pai de dois filhos, Lopes ingressou no Ministério Público em 14 de dezembro de 1987. A partir de janeiro de 2005, exerceu o cargo de subprocurador geral de Justiça de Planejamento e Modernização Organizacional. É ainda um reconhecido professor de Direito Penal, já tendo lecionado em vários cursos jurídicos, pós-graduações e universidades.

    O novo procurador geral definiu a linha mestre de sua gestão à frente do Ministério Público, segundo ele, pautada pela racionalidade administrativa, transparência, ética e eficiência, "sempre com firmeza e empenho para atingir novos parâmetros institucionais".

    - Pretendo dar um treinamento específico aos promotores, buscar qualidade adicional e também que o Ministério Público seja combativo para enfrentar as grandes mazelas sociais - especificou Lopes, acrescentando que pretende implementar o Laboratório contra a Lavagem de Dinheiro, composto por promotores que receberão treinamento específico e que serão devidamente equipados, com o qual o MP poderá desmontar os esquemas de legalização do dinheiro ganho ilicitamente.

    Segundo o novo procurador geral, outra meta de sua atuação será a criação do projeto Ministério Público Comunitário, que, acredita, permitirá a aproximação da instituição com a sociedade e com a imprensa e potencializará a fiscalização às entidades do terceiro setor.

    - Também pretendo fortalecer a atuação do MP na área dos interesses difusos e coletivos, visando, em especial, a proteção ao meio ambiente do nosso estado - completou.

    Em um auditório lotado de promotores, inclusive de outros estados, juízes, desembarcadores, advogados, secretários estaduais, parlamentares, amigos e parentes dos procuradores, a mesa foi composta, além de Cabral, Marfan e Lopes, pelo vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, pelo secretário chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Murta Ribeiro, e pelo presidente eleito do TJ, desembargador Luiz Zveiter, entre outros.

    • Publicações1435
    • Seguidores150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cabral-da-posse-ao-novo-procurador-geral-de-justica/607692

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)