Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Cai preconceito de pais na hora de adotar, diz estudo

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 14 anos

    A cor da pelé já não tem a mesma importância de antes. Deficiências físicas também não têm tamanha relevância. A idade, aos poucos, passa a não ser fator fundamental. Pesquisa feita pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional de São Paulo, obtida com exclusividade pelo G1 , mostra que o preconceito dos pretendentes à adoção no estado cai a cada ano.

    Os dados mostram que hoje 36% dos 2.094 pais à espera na fila só aceitam adotar uma criança da cor branca. Mas em 2005 eram 49%. Aqueles que colocam a cor como indiferente compõem 32% do total. Antes, eram 21%.

    Os dados compilados pelo Tribunal de Justiça revelam ainda que os pretendentes têm se tornado mais conscientes em relação à realidade de abrigos no país. Isto porque em 2005 quase a metade dos pais (44%) só desejava recém-nascidos ou crianças até um ano de idade – fato que dificultava a possibilidade de uma aproximação. Atualmente, são 27% os que fazem questão de a criança ter até 12 meses de vida. E mais topam filhos acima de 2 anos.

    Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (que foi criado em 2008 e permite adoções interestaduais com mais facilidade), em todo o país há cerca de 4 mil crianças aptas à adoção: 85% delas têm de 5 a 18 anos.

    Para a assistente social Clarinda Frias e para a psicóloga Sílvia Penha, autoras do estudo, a discrepância aind...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cai-preconceito-de-pais-na-hora-de-adotar-diz-estudo/2040406

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)