Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara adia para amanhã votação de projeto antiterrorismo

    Publicado por Agência Brasil
    há 10 anos

    A votação do projeto de lei antiterrorismo (PL 2016/15), prevista para hoje (11), foi adiada para esta quarta-feira (12), em função de acordo entre as lideranças partidárias feito no plenário da Câmara dos Deputados, após a apresentação do parecer do relator, Arthur Oliveira Maia (SD-BA). A líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), apresentou requerimento propondo o adiamento da votação para que o plenário conheça melhor o parecer do relator.

    Na opinião de Jandira Feghali, mesmo o relator colocando no texto que os movimentos sociais não são atingidos pela proposta em tramitação na Câmara, o assunto precisa ser melhor esclarecido, para que, assim, evitem-se interpretações que possam classificar atos desses grupos como terrorismo.

    “Depredar um ônibus como protesto conta crimes em comunidades é um ato terrorista?", indagou."O texto levará à criminalização de atos sociais, mesmo com a salvaguarda. Se deixarmos um texto amplo e genérico, a interpretação ficará na cabeça de quem julgar”, afirmou Jandira.

    O parecer de Arthur Oliveira Maia diz que caberá ao Gabinete de Segurança Institucional a coordenação de ações de combate ao terrorismo. Segundo ele, tais ações serão desempenhadas pelos órgãos já encarregados desse combate, como o Exército e a Polícia Federal, entre outros. A proposta original do governo não previa nenhuma coordenação das ações.

    Maia informou que incluiu no relatório a questão da xenofobia e da questão racial “como motivos que possam ensejar o crime de terrorismo". Para o deputado, crime de terrorismo é aquele cometido por razões de xenofobia ou contra o Estado, com o objetivo, por exemplo, de gerar pânico e temor na população.

    Quanto aos movimentos sociais, Maia disse que os atos praticados por eles não serão enquadrados como crimes de terrorismo. “Se o MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra], por exemplo, invade uma propriedade e lá comete homicídio, ele vai ser punido pelo crime de homicídio, e não por terrorismo”, afirmou.

    Edição: Maria Claudia
    • Publicações90686
    • Seguidores337
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-adia-para-amanha-votacao-de-projeto-antiterrorismo/228879159

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)