Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara aprova garantia contratual a todas as peças e componentes do veículo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 4550/12, do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), que estende a garantia contratual oferecida pelo fabricante ou importador a todas as peças e componentes do veículo. O projeto segue para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário, pois foi aprovada em caráter conclusivo.

    Pela proposta, a garantia será assegurada durante todo o prazo que tiver sido divulgado na informação publicitária do veículo.

    O texto foi aprovado por 28 votos a favor e 2 contra. Os parlamentares do PMDB e do Pros, contrários à proposta, não marcaram votação e o PDT obstruiu a votação.

    Prazos diferentes

    Hoje, os fabricantes costumam determinar prazos de garantia diferentes para os componentes de um mesmo carro. Itens como buchas de borracha, embreagens e baterias costumam ter garantia durante o primeiro ano de uso. Rádios e alto-falantes, por outro lado, têm garantia de dois anos. Apenas motor e câmbio possuem garantia por cinco ou seis anos, ressalvadas as peças sujeitas a desgaste.

    Quem descumprir as regras estará sujeito às sanções do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), como multa e proibição de fabricação do produto.

    Debate

    O projeto é salutar e evita que o consumidor seja levado ao erro, disse o relator, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC). Ele votou pela constitucionalidade e a juridicidade do texto. Lei

    Segundo ele, milhões de consumidores de carros novos e seminovos ficam reféns das grandes montadoras e importadoras.

    Para o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), a proposta é inconstitucional por ferir a livre iniciativa e a liberdade contratual, estabelecidas na Constituição. A liberdade contratual está garantida nos manuais de manutenção do veículo, disse.

    Segundo Padilha, que apresentou voto em separado ao texto, a medida pode reduzir ou anular todas as garantias contratuais para as montadoras não terem prejuízos com garantias estendidas. O deputado Vicente Arruda (Pros-CE) disse que a proposta tornará impossível a competição e a concessão de garantias.

    Cruvinel disse que sua proposta não traz uma ditadura do consumidor, como Padilha sugeriu, apenas estabelece que o consumidor possa ter a garantia anunciada pelas montadoras.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-aprova-garantia-contratual-a-todas-as-pecas-e-componentes-do-veiculo/115484701

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)