Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara Arbitral de Ribeirão Preto é condenada por homologar rescisões

    A Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto condenou em definitivo a 1ª Câmara de Mediação de Juízo Arbitral daquele município a não mais promover a arbitragem envolvendo qualquer questão de natureza trabalhista individual, o que inclui a homologação de rescisões contratuais, sob pena de multa de R$ 10 mil por homologação realizada. A entidade também deverá pagar o valor de R$ 10 mil a título de indenização pelos danos coletivos causados a toda a sociedade. Com a decisão, transitada em julgado, não cabe mais recurso da sentença.

    A sentença foi proferida nos autos da ação civil pública ajuizada pelo procurador Charles Lustosa Silvestre, do Ministério Público do Trabalho em Ribeirão Preto, após investigações acerca de representação formulada à instituição.

    Na fase de instrução do procedimento, em audiência realizada no ano passado, o presidente da entidade esclareceu que "há cobrança de taxas apenas aos empregadores", e que "a Câmara simplesmente homologa a vontade de empregado e empregador normalmente representados por seus advogados".

    Na mesma oportunidade foi concedido prazo para juntada de documentação, em especial de decisões judiciais que ratificam a atuação das Câmaras de Arbitragem na homologação de acordos trabalhistas.

    Posteriormente, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto também apresentou denúncia ao MPT informando a continuidade das irregularidades quanto às homologações de rescisões contratuais, efetuadas pela entidade. Diante da negativa em firmar um termo de ajustamento de conduta, a Procuradoria ingressou com ação civil pública.

    SINDICATOS - A homologação de rescisões contratuais é de responsabilidade dos sindicatos da categoria ou da autoridade local do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo vetada a competência de Câmaras de Arbitragem, juízes de paz e outros agentes.

    • Publicações1259
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações948
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-arbitral-de-ribeirao-preto-e-condenada-por-homologar-rescisoes/1912362

    Informações relacionadas

    Dalisson Miranda, Advogado
    Modelosano passado

    [Modelo] Pedido de audiência de conciliação

    Mariana Oliveira, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Pedido de Audiência de Conciliação (para inserir na petição inicial)

    Notíciashá 15 anos

    Golpistas se utilizam de tribunais arbitrais para extorquir

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-29.2020.5.02.0604 SP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)