Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara Criminal aprova orientação sobre execução de multas penais

    Diretriz normativa foi aprovada pelo colegiado da 2CCR durante sessão de coordenação

    há 5 anos

    A Câmara Criminal (2CCR) aprovou, nesta segunda-feira (24), orientação interna sobre a execução de multas penais por membros do Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é tornar a cobrança dos valores mais célere e evitar a impunidade, especialmente nos crimes contra a administração pública e nos crimes econômicos, aponta a norma.

    De acordo com a Orientação 38, ao tomar ciência do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, o procurador oficiante deve intimar o sentenciado para que faça o pagamento voluntário da multa fixada. A norma recomenda ainda que, durante a audiência de execução, seja definido com o condenado o prazo e o modo para o pagamento da multa penal.

    Caso o pagamento não seja feito conforme acordado, ou até o fim do prazo para cumprimento das penas restritivas de direito, o procurador tem duas opções: pode promover a cobrança em ação própria, ou solicitar ao juiz que remeta a certidão de trânsito em julgado à Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrição da multa na dívida ativa da União.

    Contexto – Em dezembro de 2018, durante julgamento conjunto da Ação Direta de Inconstitucionalidade 3150 e da 12ª Questão de Ordem apresentada na Ação Penal 470, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a pena de multa têm caráter de sanção penal e que o Ministério Público é o principal legitimado para executar a cobrança. Ainda segundo o Supremo, a legitimidade prioritária do MP na cobrança das multas não exclui a legitimidade subsidiária das procuradorias da Fazenda Nacional.

    Íntegra da orientação

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr
    instagram.com/mpf_oficial
    www.youtube.com/tvmpf

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-criminal-aprova-orientacao-sobre-execucao-de-multas-penais/724677504

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 14 anos

    Multa penal não pode ser anistiada mesmo em se tratando de baixo valor

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)