Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara distribui sementes para reconstituir áreas verdes do DF

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Para marcar o encerramento das atividades de 2011 do Parque Bosque dos Constituintes; do Núcleo de Áreas Verdes e Proteçâo a Fauna do EcoCâmara; e da Seção de Manutenção de Jardins do Departamento Técnico, a Câmara vai distribuir nesta sexta-feira (16) mais de 86 mil sementes de árvores típicas do Cerrado. As sementes, coletadas por jardineiros ao longo de todo este ano, serão espalhadas nas áreas degradas pelo fogo durante a última estação de seca no Distrito Federal.

    A entrega simbólica das sementes acontecerá às 9h30, no Parque Bosque dos Constituintes (ao lado da Praça dos Três Poderes). Elas serão entregues ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por intermédio da Rede de Sementes do Cerrado parceira da Câmara no projeto do bosque.

    O coordenador do trabalho de recuperação das áreas do IBGE devastadas por incêndios é o professor Manoel Cláudio da Silva Junior, integrante da Rede de Sementes do Cerrado e especialista nesse bioma.

    Bosque

    Além da entrega das sementes, acontecerá a segunda edição do projeto Abrace o Bosque. Nele, servidores da Câmara e seus filhos plantarão cerca de 350 mudas de árvores típicas do Cerrado para ampliar a zona de amortecimento e de proteção natural no entorno do Bosque dos Constituintes. Em 2010, foram plantadas cerca de 180 árvores.

    Serão colocadas espécies variadas no anel de proteção ao bosque que, além da cobertura vegetal, tem o objetivo de atrair pássaros e insetos para melhorar a polinização das plantas.

    Sementes preparadas

    As sementes a serem distribuídas foram selecionadas e preparadas pelos jardineiros que cuidam do viveiro próprio da Câmara, que gerencia cerca de 210 mil metros quadrados de área verde. É um trabalho espontâneo, que os jardineiros fazem dentro da consciência que todos eles têm da importância da preservação ambiental, afirmou a paisagista Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins.

    Serão entregues para recuperação das áreas atingidas por incêndios mudas de: aroeira, aroeira mansa, saca-rolha, mutamba, carvoeiro, baru, escova-de-macaco, ipês de cores variadas, capitão-da-mata, urucum, saboneteira e farinha seca.

    Em 2010, segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) um dos parceiros do Bosque dos Constituintes , houve 115 focos de incêndios florestais em 29 dos parques administrados pelo governo local. No total, o DF perdeu cerca de 400 hectares de vegetação nativa do cerrado por conta de incêndios florestais nesse ano, durante 107 dias de seca prolongada.

    Como são sementes de espécies nativas de nossa região, acreditamos que boa parte delas possa germinar e, assim, recompor a flora típica do cerrado nessas áreas devastadas pelo fogo, explicou Rachel Osório.

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-distribui-sementes-para-reconstituir-areas-verdes-do-df/2969503

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)