Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara do TJPB condena banco a pagar indenização por desconto indevido em aposentadoria de...

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    Gerência de Comunicação

    A Terceira Câmara Cível do TJPB deu provimento a uma apelação cível contra o Banco BMG S/A, que deverá pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 7.000,00. O recurso foi interposto por Francisco de Assis Oliveira, que alegou descontos indevidos relativos a um empréstimo não solicitado, na folha de pagamento de aposentadoria do idoso. A apelação de nº 001. teve a relatoria do desembargador Márcio Murilo da Cunha.

    Consta nos autos que, o idoso apelou da sentença de primeiro grau, sob a alegação de que houve um equívoco quanto à ausência de condenação da empresa bancária, conforme o julgamento que atendeu parcialmente o pedido, no que diz respeito ao pagamento de danos morais em razão de desconto indevidamente efetuado em seu contracheque. O autor diz que o valor descontado equivale a 20% do seu benefício, sendo essa sua única fonte de renda.

    O desembargador Márcio Murilo entendeu que ficou provado que o banco foi favorecido com a dedução nos proventos do apelante, sem que este jamais tenha recebido o valor objeto da transação. Observa-se a responsabilidade da empresa em face da atividade a que se propõe: Retirar os proventos de um senhor idoso, ainda que parcialmente, é conduta que viola sua dignidade como pessoa humana, concluiu ele.

    TJPB/Gecom

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-do-tjpb-condena-banco-a-pagar-indenizacao-por-desconto-indevido-em-aposentadoria-de/3182974

    Informações relacionadas

    Banco BMG é condenado por descontos indevidos em aposentadoria de idosa

    COAD
    Notíciashá 9 anos

    Aposentado será indenizado após sofrer descontos indevidos em sua aposentadoria

    JFPI determina pagamento de indenização por descontos indevidos em aposentadoria

    HASSE Advocacia e Consultoria, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Desconto indevido de empréstimo consignado em benefício previdenciário

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 8 anos

    DPU atua para impedir descontos indevidos em aposentadoria no Recife

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)