Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara dos deputados deverá ter menor renovação desde 1990

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    Com as próximas eleições, pouco deve mudar na Câmara dos Deputados. Segundo estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 408 (79%) dos 513 deputados tentarão a reeleição e a projeção é de que, destes, 75% se sejam reeleitos. O índice de renovação deverá ser, segundo o estudo do DIAP, o menor desde 1990, ficando 49% abaixo da média do período.

    O levantamento aponta para algumas das razões para a baixa renovação. Entre eles está a redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias e o período de horário eleitoral gratuito de 45 para 35 dias e a criação do fundo eleitoral para financiar campanhas em substituição à doação parlamentar.

    Além disso, o DIAP ressalta que os candidatos à reeleição tem vantagens em relação aos novatos, já que, entre outros, tem uma base eleitoral consolidada, estrutura de campanha, fácil acesso aos meios de comunicação e nome e número conhecidos dos eleitores.

    +[ASSINANDO O +MAIS JUSTIFICANDO VOCÊ TEM ACESSO À PANDORA E APOIA O JORNALISMO CRÍTICO E PROGRESSISTA]+

    “Outro aspecto preocupante, este relativo à qualidade da renovação, é que as vagas que serão preenchidas por ‘novos’ ou serão ocupadas por ex-ocupantes de cargos públicos – eleitos ou nomeados – numa espécie de circulação no poder, ou pertencerão às futuras bancadas evangélica, da segurança ou bala e parentes, segmentos que irão crescer na Câmara dos Deputados”, afirma o estudo do DIAP. “Além de uma renovação menor e de má qualidade, ainda há o risco de que a próxima composição da Câmara dos Deputados seja mais fisiológica e conservadora do que a atual.”

    O número de candidaturas registradas para reeleição em 2018 está próximo da média dos últimos sete pleitos, que é de 407. O número, no entanto, é maior que o registrado em 2014, quando 387 deputados tentaram renovar seus mandatos.

    Entre os partidos, no PT, 52 dos 61 deputados (85,25%) querem ser reeleitos. No MDB, são 42 de 50 (84%). PSDB e PP, que tem 49 deputados, também terão o mesmo número de recandidaturas: 39 cada. No DEM, serão 31 recandidatos de 43 (72,1%).

    Dos 106 deputados que não vão se recandidatar, apenas 31 não irão concorrer a nenhum cargo esse ano. Os 75 restantes buscam vagas como senador, governador e vice-governador, deputado estadual e presidente da república.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores949
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-dos-deputados-devera-ter-menor-renovacao-desde-1990/615544272

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)